Embora muitas pessoas do mundo fitness consumam ovos como fonte de proteína, em modo geral as pessoas ainda tem um pé atrás quando se trata desse assunto, pois ainda acreditam que este alimento ajuda a aumentar o colesterol.
Os ovos foram difamados injustamente por conceitos errados sobre o colesterol. Durante décadas foi dito para as pessoa evitarem o ovo, com fim de evitar doenças cardíacas.No entanto, estudos mostraram claramente que os ovos, inclusive a gema são um dos alimentos mais saudáveis que encontramos.
Estudos mostraram que por mais que a gema contenha colesterol, ela tem um impacto mínimo no aumento dos níveis de colesterol no nosso sangue.
O colesterol é produzido pelo nosso fígado, apenas cerca de 20% dele é proveniente da dieta. E nosso fígado é estimulado a produzir colesterol principalmente por alimentos ricos em açúcares e gorduras trans.
Em 2009 descobriram que as proteínas dos ovos cozidos são convertidas por enzimas gastrointestinais, produzindo peptídeos atuando como Inibidor da enzima de conversão da angiotensina, baixando a pressão arterial.
Além disso os ovos são carregados de vitaminas e minerais valiosos, incluindo selênio, vitamina B2, B5, B7 e b12, proteínas de alta qualidade, iodo, vitamina D, zinco, ômega-3 e outros.
Também são fontes de luteína e zeaxantina conhecidos por garantir visão saudável, na prevenção de catarata e degeneração macular.
Portanto se você não come ovo com medo do colesterol, pode ficar tranquilo, essa proteína pode trazer muitos benefícios para a saúde e faz parte de um café da manhã saudável. Quer saber mais sobre o colesterol e como manter níveis saudáveis, como ele funciona em nosso corpo e o que as empresas não querem que você saiba, acesso "O que não te contam sobre colesterol".
Comentarios