Uma gordura importante para nossa saúde é o ômega-3 e eu aconselho ma suplementação em vez de obter pela comida, mas porque? Eu digo isto pois a principal fonte de ômega-3 em nossa dieta provem dos peixes, porém atualmente a maioria dos peixes disponíveis comercialmente estão poluídos com mercúrio e outras substancias tóxicas. Se você tiver facilidade em encontrar peixes limpos, essa seria a melhor fonte de ômega-3.
O ômega-3 é rico em dois ácidos graxos cruciais para a saúde humana, DHA e EPA, eles são essenciais na prevenção de doenças cardíacas, câncer e diversas outras. Nosso cérebro é altamente dependente do DHA, baixos níveis de DHA tem sido associados à depressão, esquizofrenia, perda de memória e maior risco de Alzheimer.
No entanto, grande parte da população não consome a quantidade suficiente dessa gordura essencial. Enquanto isso nos tempos modernos as pessoas vem consumindo demais o ômega-6, que é encontrado em óleos vegetais (presente nos alimentos processados), embora seja essencial para vida humana, quando ingerido em grandes quantidades podem trazer danos a saúde.
Nós devemos incluir mais ômega-3 do que ômega-6 em nossa dieta, pois isso ajuda a proteger seus tecidos e órgão da inflamação, uma das causas subjacentes de doenças crônicas e envelhecimento. Portanto reduza os óleos vegetais e obtenha um suprimento regular de ômega-3 de alta qualidade, como o óleo de krill.
É muito importante que a gente obtenha o ômega-3 de fontes animais e não vegetais. Omega-3 a base de plantas como linho e chia são ricas em ALA, não em EPA e DHA. E quando falamos em ômega-3de fontes animais as principais fonte são o óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau ou óleo de krill.
O óleo de fígado de bacalhau é o único que contém vitamina D, outro nutriente que estamos em falta. Porém o óleo de krill continua sendo uma das melhores opções por conter antioxidantes potentes, já o óleo de peixe não. E a medida que aumentamos nossa ingestão de ômega-3, nós aumentamos a necessidade de antioxidantes.
Mas porque?
Isso acontece pois o óleo de peixe é perecível e a oxidação leva à formação de radicais livres prejudiciais a saúde. Por isso os antioxidantes são necessários para garantir que o óleo de peixe não oxide. Então devemos consumir antioxidantes adicionais ao usar óleo de peixe.
Se você ainda não consome ômega-3 comece agora mesmo, estudos mostra que é necessário consumi-lo por muito tempo, então não espere um problema de saúde para começar essa suplementação.
Comments