Quero começar este artigo fazendo uma pergunta: Você sabe o que obesidade, doenças cardíacas, depressão, diabetes e fibromialgia tem em comum?
A resposta certa é deficiência de vitamina D. No Brasil mesmo o sol estando presente na maior parte do ano, com essa rotina mais agitada, as pessoas ficam menos expostas ao sol, tanto que a maioria de nossa população não contém níveis adequados dessa vitamina.
Aumentar os níveis de vitamina D em nosso corpo trata, previne e reverte uma gama de doenças, desde pressão alta até dor nas costas, diminui sintomas de doenças crônicas, como diabetes e artrite, prevenir doenças como H1N1 e câncer, ajuda também na fertilidade, controle de peso, memória e humor.
Você ficou surpreso com tantos benefícios que a vitamina D pode proporcionar? Isso é porque ela é muito mais que apenas uma vitamina, é o único substrato conhecido para um potente pleiotrópico (significa que produz múltiplos efeitos), reparação e manutenção do hormônio seco-esteroide que atende a múltiplas funções de regulação gênica em seu corpo.
Mas como assim regula as funções gênicas? Cada célula do nosso corpo tem como se fosse sua própria "biblioteca de DNA" que contém informações necessárias para lidar com todo tipo de estimulo e a chave mestra para acessar essa biblioteca é a vitamina D.
Por exemplo, células dúcteis no seio de uma mulher precisa da vitamina D para acessar o DNA que permite a resposta ao estrogênio. Portanto sem vitamina D suficiente, as células não podem acessar essa biblioteca de DNA. Como resultado disso, suas funções são prejudicadas e todos tipos de problemas podem ocorrer.
A falta de vitamina D afeta diversas doenças e condições de saúde, pois ela atua em vários tecidos diferentes. Até agora foram encontrados 3.000 genes que são regulados pela vitamina D. Ela pode ser benéfica em diversas áreas como:
· Câncer;
· Hipertensão;
· Doença cardíaca;
· Autismo;
· Obesidade;
· Artrite reumatoide;
· Diabetes tipo 1 e 2;
· Esclerose múltipla;
· Doença de Crohn;
· Resfriado;
· Tuberculose;
· Demência;
· Defeitos de nascença;
· Infertilidade;
· Câncer de pele;
· Asma;
· Depressão;
· Osteoporose;
· Doença de Alzheimer;
· Esquizofrenia.
Se você está grávida, dê maior atenção aos seus níveis de vitamina D, pois podem prevenir uma variedade de defeitos congênitos, doenças crônicas nos filhos como asma, diabetes tipo 1.
Comments