A quantidade total de ar que nossos pulmões podem reter é chamada de capacidade pulmonar. É normal que com o tempo essa capacidade e função diminuam lentamente à medida que envelhecemos.
Sabemos que certas condições e doenças podem acelerar significativamente essas reduções na capacidade e funcionamento, podendo levar a dificuldade em respirar e falta de ar, como o coronavírus. Só que muitas não sabem é que essa capacidade pode ser aumentada com certos exercícios respiratórios facilitando a manutenção dos pulmões saudáveis e o oxigênio necessário para o corpo.
Aqui estão algumas técnicas que podem nos ajudar nesse sentido:
Respiração diafragmática
Essa respiração envolve o diafragma, que deve fazer a maior parte do trabalho pesado quando se trata de respiração. Essa técnica é particularmente útil em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pois o diafragma não é tão eficaz nesses indivíduos e pode ser fortalecido.
Mas como ter esse tipo de respiração? Primeiro relaxe os ombros e sente ou deite-se, colocando uma mão na barriga e outra no peito, depois inspire pelo nariz (por 2 segundos) sentindo o ar entrar no abdômen e sentindo o estomago, ele deve se mover mais que o peito. Depois expire por 2 segundos através dos lábios franzidos enquanto pressiona o abdômen, repita isso.
Respiração freno labial
Essa respiração pode desacelerar a respiração, reduzindo o trabalho respiratório mantendo as vias aéreas abertas por mais tempo. Isso facilita o funcionamento dos pulmões e melhora a troca de oxigênio e dióxido de carbono. Esse exercício de respiração é geralmente mais fácil para iniciantes do que a respiração diafragmática, e você pode fazê-lo em casa, mesmo que ninguém tenha lhe mostrado como. Pode ser praticado a qualquer momento.
Para você praticar essa respiração comece inspirando lentamente pelas narinas, deixe o lábio franzido, como se estivesse prestes a soprar alguma coisa, depois expire o mais lentamente possível através dos lábios contraídos (isso deve levar pelo menos o dobro do tempo necessário para respirar), repita isso.
Essas estratégias podem ser feitas por todos, ainda mais nessa época de coronavírus, uma doença que pode trazer problemas graves para o nosso sistema respiratório. A prevenção é o melhor remédio para manter os pulmões saudáveis, com certeza é mais eficiente que tentar repara-los depois que algo der errado.
Outras dicas para mantê-lo saudável incluem:
Pare de fumar e evite o fumo passivo;
Ingira muitos antioxidantes;
Tome vacinas contra gripe e pneumonia. Isso pode ajudar prevenir infecções pulmonares e promover a saúde pulmonar;
Faça exercícios com mais frequência, isso ajuda seus pulmões a funcionarem corretamente;
Melhore a qualidade do ar em lugares como sua casa.
Comments