top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

O grande problema dos canudinhos



Se você parar para a pensar, desde sua infância vemos pessoa tomando bebida com canudos, por incrível que pareça os seres humanos usam canudos há milhares de anos.


Pelo menos 3000 a.C os sumérios bebiam cerveja através de tubos de ouro, já em 1800 a. eram usados talos de centeio como canudo, em 1888 o de papel foi introduzido, mas apenas na década de 1970 que os canudos de plástico se tornaram populares.


Porém só nos últimos anos, a questão do uso dos canudos de plásticos tem sido levantada, só nos Estados Unidos são usados cerca de 490 milhões de canudos por dia, não é um número de se espantar pensando que em qualquer padaria, restaurante que vamos encontramos essa opção.


Muitos lugares vêm adotando uma nova medida de redução de canudos, porém se você pedir, eles fornecem. Pode parecer uma maneira fácil de beber, podem ajuda pessoas com deficiência a ingerir líquidos com segurança, porém o problema é a matéria prima que são fabricados, o plástico.


Sabemos que beber com canudo pode ter mais desvantagens do que benefícios, a prática pode levar a efeitos negativos à saúde e meio ambiente.


  • Prejudica os lábios

O ato de beber com canudo exige que os lábios fiquem franzido, com o tempo isso pode causar rugas, o mesmo se da com quem fuma por muito tempo, pois envolve um movimento labial semelhante.


Quando colocamos canudo em uma bebida, ele captura um pouco de ar. O ar viaja para o trato digestivo, causando aumento de gases e inchaço. Por esse motivo, evitar canudos é frequentemente recomendado para reduzir o excesso de gás.


  • Mancha os dentes de trás

Embora os canudos possam ajudar a reduzir a mancha dos dentes da frente, isso não impede a mancha por completo. A bebida ainda tocará outros dentes, causando descoloração nessas áreas. Além disso, os dentes da frente ainda podem manchar se você colocar o canudo na frente dos dentes.


Produtos plásticos, como canudos, são feitos com uma variedade de produtos químicos potencialmente tóxicos. O processo de produção de plástico libera esses produtos químicos no ar. Essas substâncias são conhecidas como poluentes perigosos do ar que estão associados a efeitos nocivos à saúde, incluindo câncer e problemas reprodutivos. Eles também se acumulam no ar, mas são difíceis de detectar, pois são incolores e inodoro.


  • Não são reciclados

Os canudos de plástico são geralmente feitos com o plástico nº 5, um tipo de material reciclável. No entanto, os canudos não podem ser reciclados devido ao seu tamanho. Quando entram em uma máquina de triagem de reciclagem, caem pelas brechas da correia transportadora e acabam sendo descartados.


  • Poluem o oceano e prejudicam a vida marinha

Canudos e outros produtos plásticos podem acabar no oceano. Isso acontece por várias razões, incluindo lixo humano, aterros transbordando e por não serem reciclados. No oceano, o plástico se decompõe em pedaços menores chamados microplásticos. Se animais como tartarugas, gaivotas e peixes comem esses microplásticos, eles podem desenvolver sérios problemas de saúde. Além disso, alguns animais marinhos são comidos por seres humanos. É possível que as pessoas consumam inconscientemente animais que ingeriram microplásticos.

Evitar o uso de canudos plásticos é pensar no meio ambiente, em um futuro melhor para próximas gerações. Mas se você gosta de beber com canudo ou precisa por alguma dificuldade motora, busque canudos de inox, que são reutilizáveis e ajudam a reduzir o consumo de plástico.



bottom of page