O plástico é feito de vários produtos químicos diferentes, alguns dos quais são conhecidos por atuar como disruptores endócrinos, que interfere com o funcionamento normal do seu corpo.
Embora não sejam visíveis, os produtos químicos de plásticos podem ser encontrados em embalagens de fast-food e alimentos processados embalados. E cada vez mais a população aumenta o consumo de plástico, o uso de plástico foi de 3 milh2es de toneladas métricas em 1950 para 380 milhões de toneladas métricas em 2015. Isso representa um aumento de 18.000% em 65 anos.
Esse consumo excessivo de plástico é um problema mundial urgente, pois estamos ingerindo partículas de plástico diariamente, além de que todo esse plástico vem poluindo o mundo e matando diversos animais marinhos. Muitas tartarugas e outras formas de vida marinha acabam sendo presas por plásticos ou ingerem o mesmo, assim seu trato intestinal fica bloqueado causando a morte.
O plástico não é completamente eliminado de nosso corpo e demora muitos anos para se degradar no meio ambiente. Portanto o uso do plástico não traz nenhum beneficio para nós nem para o meio ambiente, a absorção química do plástico tem sido associado a obesidade, doenças cardíacas e câncer.
Embora a mídia tem dado mais atenção aos plásticos que acabam no oceano, estima-se que a quantidade de plástico liberada na terra seja muito maior que nos oceanos. Hoje algumas empresas vem tomando consciência deste mal que o plástico faz e estão redondo o uso de canudos plásticos. Mas será que isso é suficiente para causar um impacto significativo no meio ambiente e na saúde humana?
O plástico demora até 1.000 anos para serem decompostos na natureza, já em nosso corpo, a intoxicação com plástico pode ajudar no aparecimento de diabetes, câncer, vários problemas em órgãos, problemas nos olhos e pele além de defeitos congênitos.
Portanto além de parar de utilizar canudos plásticos, você pode evitar o plástico tomando essas atitudes, implemente-as aos poucos para que assim se tornem hábitos e você consiga evitar o plástico cada vez mais:
Use sacolas de compras reutilizáveis;
Em seu trabalho ou faculdade leve sua própria garrafa de café e água, para evitar uso de copos plásticos;
Guarde alimentos em recipientes de vidro;
Evite utensílios descartáveis;
Compre alimentos a granel sempre que possível;
Opte por barbeadores não descartáveis;
Opte por produtos de higiene feminina de pano;
Evite alimentos industrializados que são armazenados em sacolas plásticas;
Procure escovas de dente de bambu.
Essas são apenas algumas atitudes que podemos tomar, mas basta você olhar para o lado que encontrará algo de plástico que poderia ser substituído. Se for possível, comece essa mudança agora O mundo e sua saúde agradecem.
Comments