top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

Aparelhos eletrônicos podem causar problemas de visão em crianças?



Não é de surpreender que olhar para a tela do computador ou do telefone por horas não é saudável para os olhos. Agora pense nas crianças de hoje em dia que desde cedo estão ficando horas na frente das telas.


Uma empresa de ótica britânica, mostrou que a porcentagens de crianças os que precisam de óculos quase dobrou em menos de uma década. Aparentemente, toda essa estimulação ocular em excesso, resultou em fadiga ocular, visão turva e miopia.


Como esses problemas e visão podem ocorrer gradualmente ao longo do tempo, nem as crianças, nem os pais podem ver os sinais do desenvolvimento da doença. Esse é um dos motivos pelo qual exames oftalmológicos regulares são tão importantes.


Estamos vendo cada vez mais casos de glaucoma e degeneração miópica da retina nos últimos anos que provavelmente podem ser atribuídos ao aumento de tempo na tela. Essas condições costumavam aparecer principalmente em pessoas na faixa dos 60, 70 e 80 anos, agora pessoas estão tendo-as na faixa dos 30 anos.


As crianças de hoje, ao contrário da maioria delas, envolvem dispositivos eletrônicos durante a maior parte de suas vidas e ainda possuem braços mais curtos tendendo a deixar os aparelhos mais perto dos olhos. A luz azul emitida por aparelhos eletrônicos danifica a retina e não para por ai, a grande exposição a longo prazo podem afetar padrões de sono e até o desenvolvimento do cérebro.


Pode ser um desafio fazer seus com que seus filhos passem um tempo menor na frente das telinhas, portanto leve seu filho para fazer exames oftalmológicos constantemente.


Aqui vão algumas dicas para conseguir limitar a exposição do seu filho a luz azul:

  • Procure métodos de diversão que não envolvam aparelhos telefônicos;

  • Regule o tempo de acesso definindo horário para o acesso;

  • Configure um timer para monitorar quanto tempo seu filho está na frente das telas;

  • Oriente-os de maneira didática sobre os malefícios de passar muito tempo.



Comments


bottom of page