• Ronaldo Gorga

Por que comer casca de laranja é bom para sua saúde?


A laranja é uma das frutas mais populares do mundo, mas poucas pessoas comem sua casca, que é sem dúvida uma das partes mais saudáveis ​​dessa fruta. A casca de laranja é rica em flavonóides, como hesperidina e flavonas polimetoxiladas (PMF), além de outros fitoquímicos, que contribuem para muitos de seus benefícios à saúde.

Os flavonóides – compostos antioxidantes contidos em certas frutas, vegetais, ervas e especiarias – são conhecidos por seu papel na prevenção de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer.

Além disso, a casca de laranja contém uma quantidade maior de certos nutrientes em comparação com sua polpa. Por exemplo, 3,5 onças de casca de laranja fornecem 136 miligramas (mg) de vitamina C, enquanto a carne contém cerca de 71 mg.


A casca de laranja também contém quantidades consideráveis ​​de cálcio, cobre, magnésio, vitamina A, ácido fólico, outras vitaminas do complexo B e fibras alimentares.

Tem um sabor intenso de laranja amarga, mas o sabor amargo muitas vezes é sinal de que um alimento é saudável, o sabor amargo é resultado de um alto teor de flavonóides contidos na casca das laranjas.

Casca de laranja para a saúde do coração

Estudos em animais mostraram que o flavonóide na casca de laranja (assim como a polpa branca ou medula abaixo dela), que é rico em hesperidina, reduziu a pressão alta e o colesterol. Também tem propriedades anti-inflamatórias.

Em homens de meia-idade com excesso de peso, o consumo da hesperidina contida nas laranjas reduziu significativamente a pressão arterial diastólica (PAD) após quatro semanas.


As flavonas polimetoxiladas (PMFs) contidas na casca das laranjas também demonstraram reduzir o colesterol de forma mais eficaz do que os medicamentos prescritos e sem efeitos colaterais.


A principal autora do estudo, Elzbieta Kurowska, Ph.D., vice-presidente de pesquisa da KGK Synergize em Ontário, Canadá, disse ao EurekAlert :

“Nosso estudo mostrou que os PMFs têm o efeito redutor de colesterol mais potente de qualquer outro flavonóide contido nos cítricos… Acreditamos que os PMFs têm o potencial de competir e até superar o efeito de redução do colesterol dos medicamentos prescritos, mas sem o risco efeitos colaterais.


Casca de laranja pode ter atividade anticancerígena

Os flavonóides da casca de laranja têm o potencial de inibir a proteína RLIP76, que está ligada ao câncer e à obesidade. A pesquisa está nos estágios iniciais, mas se o extrato de casca de laranja pudesse inibir ou reduzir a expressão de RLIP76, isso teria implicações significativas para doenças crônicas.

“Quando você exclui esse gene [RLIP76] em um camundongo, parece que o camundongo não pode mais ficar obeso, não pode mais ter diabetes, não pode mais ter colesterol alto e não pode mais desenvolver câncer”, disse Sanjay Awasthi, MD, professor da Divisão de Pesquisa de Diabetes Molecular do Hospital City of Hope.

Flavonóides na casca de laranjas e outras frutas cítricas também exercem vários efeitos anticancerígenos adicionais. De acordo com a pesquisa publicada na revista BioMed Research International :

"Devido à sua ampla gama de propriedades farmacológicas, os flavonóides cítricos têm atraído muita atenção. Estudos cumulativos in vitro e in vivo mostram efeitos protetores das flavonas polimetoxiladas (PMFs) contra o desenvolvimento do câncer.

Os PMFs inibem a carcinogênese por meio de mecanismos como bloqueio da cascata de metástases, inibição da mobilidade das células cancerígenas nos sistemas circulatórios, pró-apoptose e antiangiogênese.

… Em conjunto, um número considerável de linhas de evidência bem estabelecidas confirmaram que os flavonóides na casca de cítricos exibem um espectro notável de atividades biológicas eficazes, particularmente na anti-tumorigênese.

A excelente permeabilidade através da membrana permite que os flavonóides cítricos tenham alta biodisponibilidade, o que, consequentemente, atraiu pesquisadores para a realização de estudos científicos para a prevenção e tratamento eficaz de doenças."

A casca de laranja oferece benefícios antialérgicos e anti-inflamatórios

Compostos na casca de laranjas e outras frutas cítricas podem impedir a liberação de histamina (as histaminas são substâncias químicas que causam reações alérgicas), tornando-as um alimento potencialmente antialérgico.

As cascas também podem ajudar a limpar os pulmões, ajudando a expelir a fleuma, e seu alto teor de vitamina C é benéfico para o sistema imunológico, o que pode ajudá-lo a combater doenças respiratórias como resfriados e gripes.

Além disso, o extrato de casca de frutas cítricas ajuda a suprimir a inflamação de maneira semelhante ao medicamento anti-inflamatório indometacina. A casca também pode oferecer vários benefícios adicionais à saúde, incluindo:

  • Melhorar a digestão e acelerar o metabolismo , de acordo com os princípios da Ayurveda

  • Melhore a saúde bucal: mastigue a casca de laranja como um purificador natural do hálito ou esfregue-a dentro dos dentes para ajudar a branqueá-los e melhorar a sensibilidade

  • Melhorar a aparência da pele: Esfregue extrato de casca de laranja combinado com leite para ajudar a clarear manchas escuras na pele ou use como tônico para a pele

  • Apoie a perda de peso de maneira saudável: a casca de laranja é baixa em calorias e rica em fibras, o que a torna um alimento útil se você estiver tentando perder peso

A casca e a casca de outras frutas também podem ser saudáveis

A casca, casca, caule, folhas e sementes de muitas frutas e vegetais são seguros para comer e muitas vezes contribuem com nutrição e fitoquímicos valiosos para sua dieta. Portanto, não há necessidade de se limitar ao consumir casca de laranja. Por exemplo: 11

  • As hastes de acelga são ricas no aminoácido glutamina, que é benéfico para o sistema imunológico

  • A parte superior do aipo contém cinco vezes mais magnésio e cálcio do que as hastes

  • As folhas de brócolis fornecem aproximadamente 90% de sua necessidade diária de vitamina A, em comparação com 3% fornecidos por floretes

  • Casca de cebola: A camada externa da cebola (incluindo a parte de papel) é considerada a mais nutritiva, pois contém mais flavonóides. Ferva cascas de cebola para usar em sopas e retire antes de servir

Casca e sementes de melancia são outro exemplo. A casca da melancia contém mais do aminoácido citrulina do que a polpa rosa. A citrulina é convertida em arginina nos rins, e esse aminoácido é importante para a saúde do coração e para o suporte do sistema imunológico.

As sementes pretas de melancia também são comestíveis e são bastante saudáveis. Contém ferro, zinco, proteínas e fibras. A casca do maracujá é outro exemplo.

Contém uma mistura original de bioflavonóides que reduz o chiado e a tosse e melhora a falta de ar em pessoas com asma.

Maneiras deliciosas de incorporar cascas de frutas cítricas em sua dieta

Se você estiver consumindo casca de frutas cítricas, certifique-se de obter apenas frutas orgânicas. No Reino Unido, laranjas, limões e limas encabeçam a lista de alimentos com maior quantidade de resíduos de pesticidas e estão concentrados na parte externa da casca.

Frutas (mesmo orgânicas) devem ser bem lavadas antes do consumo. Depois de lavá-los, uma das maneiras mais fáceis de consumir a casca de laranja é ralar e adicioná-la a saladas, molhos, iogurtes, chás, peixes e legumes.

Você também pode misturar a casca e a casca em smoothies (no caso da casca de melancia, misture com suco de limão para um sabor mais refrescante). A casca e a casca de limão oferecem benefícios semelhantes aos da casca de laranja.

Se você quiser experimentar algo novo, aqui está uma receita de limões cristalizados ao estilo marroquino publicada pela Epicurious. Quando estiverem prontos, você pode adicionar a casca a muitos pratos, incluindo salada de frango, ensopados e acompanhamentos de vegetais.



Limões cristalizados estilo marroquino


Ingredientes

  • 6 limões (orgânicos)

  • 2/3 xícara de sal kosher

  • 1 a 1 ½ xícaras de suco de limão fresco (5 a 6 limões adicionais)

  • 2 colheres de azeite

  • Equipamento especial: uma jarra de 6 xícaras com tampa apertada

Preparação

  1. Escalde os limões em água fervente por 5 minutos e escorra. Quando esfriar o suficiente para manusear, corte cada limão em 8 fatias, descarte as sementes. Misture os limões com o sal kosher em uma tigela e, em seguida, adicione os limões e o sal à jarra.

  2. Adicione suco de limão suficiente para cobrir os limões. Feche o frasco e deixe seu conteúdo em temperatura ambiente, agitando suavemente uma vez ao dia, por 5 dias.

  3. Adicione o óleo ao frasco e leve à geladeira.

Nota: Limões cristalizados podem ser mantidos refrigerados por até um ano, desde que estejam cobertos em seu suco.




- Fontes e Referências