Parar de fumar é um passo importantíssimo para melhorar sua saúde, ainda mais em época de COVID-19 uma infecção que ataca principalmente o sistema respiratório. Mas você pode se perguntar quais são os benefícios de largar o cigarro, garanto que inúmeros e você pode se beneficiar deles após alguns minutos:
Após 20 minutos: Frequência cardíaca e pressão arterial retornam a níveis normais;
12 horas: Níveis de monóxido de carbono retornam ao normal;
48 horas: Senso de paladar e olfato começa a melhorar;
2 semanas: Função pulmonar começa melhorar;
1 mês: Tosse e falta de ar começam a diminuir;
1 ano: Melhora drástica na respiração e tolerância ao exercício;
3 anos: Risco de ataca cardíaco diminui para o de um não fumante;
5 anos: O risco de desenvolver câncer de pulmão é reduzido pela metade em comparação quando você era fumante.
Mas será que é possível tomar atitudes que ajudam a limpar nosso pulmão mais rápido após largar o tabagismo? Primeiro vamos entender como nossos pulmões funcionam. Quando inspiramos o ar viajar aérea (traqueia) que depois se divide em duas vias aéreas, chamadas brônquios que levam para os pulmões.
Esses brônquios de dividem em vias áreas menores chamadas bronquíolos e no final de cada um desses bronquíolos existem pequenos sacos areados chamados alvéolos. Ao fumar, é inalado cerca de 600 compostos diferentes, a fumaça do cigarro afeta todos sistemas do corpo, desde pulmão, coração, cérebro e sistema reprodutivo.
Felizmente nossos pulmões são autolimpantes, ajudando a nos livrar das toxinas que se acumularem, depois de parar de fumar, seus pulmões começam a curar e se regenerar lentamente. A velocidade com que eles curam depende de quanto tempo você fumou e de quanto dano está presente.
Sabemos que fumar causa dois tipos diferentes de danos permanentes aos pulmões:
Enfisema: No enfisema, os pequenos sacos de ar nos pulmões, chamados alvéolos, são destruídos, o que diminui a área de superfície dos pulmões. Os pulmões não são capazes de trocar oxigênio de que seu corpo precisa.
Bronquite crônica: Com bronquite crônica, as vias aéreas menores que levam aos alvéolos ficam inflamadas, o que impede que o oxigênio chegue aos alvéolos.
Embora não haja maneira de reverter cicatrizes ou danos nos pulmões que anos de tabagismo podem causar, há coisas que você pode fazer para evitar mais danos e melhorar sua saúde pulmonar.
Tossir
Se você fuma é provável que tenha muito muco acumulado nos pulmões, a tosse funciona ajudando o corpo a se livrar desse muco extra, desbloqueando as vias áreas menores e abrindo-as para obter oxigênio.
Evite poluentes
Evitar fumo passivo, poeira, mofo e produtos químicos incentiva uma função pulmonar saudável já que esses fatores podem continuar danificando seu pulmão mesmo após parar de fumar. Quando respiramos um ar que tenha uma qualidade boa, sem muitos poluentes isso diminui a produção de muco nos pulmões. O muco pode bloquear essas vias aéreas menores e dificultar a obtenção de oxigênio. Se você mora em cidades muito poluídas aposte em melhorar a qualidade doa ar dentro de casa tendo mais plantas, aumentando a ventilação, use desumidificador e limpe-a com frequência.
Mantenha-se hidratado
Isso é muito importante para a saúde pulmonar, pois facilita a eliminação do muco. Optar por bebidas quentes como chá causa um afinamento do muco, facilitando a remoção das vias aéreas.
Aposte em alimentos anti-inflamatórios
É muito provável que o pulmão de um fumante esteja inflamado, dificultando a respiração. Ter uma dieta saudável, rica em alimentos anti-inflamatórios pode ajudar você a reduzir seus níveis de inflamação no corpo inteiro. Alguns alimentos incluem: espinafre, couve, azeitona, amêndoas, entre outros.
Decidir parar de fumar é uma das decisões mais importantes que você pode tomar. Logo depois do último cigarro, nossos pulmões já começam a trabalhar para se limpar. Sei que é um processo demorado e difícil, mas estou sempre buscando fornecer informações para lhe ajudar nesse processo.
Comments