top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

CORONAVÍRUS: Fumantes são do grupo de risco?


Com o passar dos dias vamos recebendo informações novas sobre o coronavírus (COVID-19), quando essa pandemia começou, houveram diversas dúvidas, noticias contraditórias, mas isso aconteceu, pois era e ainda é um vírus muito novo, pesquisas ainda estão sendo feitas para que especialistas consigam entender ele em diversos aspectos e conseguir achar uma cura ou vacina.


Por enquanto devemos tomar todas as medidas possíveis para evitar o contágio e transmissão, lavar as mãos, deixar as roupas antes de entrar em casa, usar máscara, higienizar objetos e superfícies da sua casa devem se tornar um hábito diário.


Sabemos que o COVID-19 pode atacar diretamente o pulmão, por isso pode ser tão fatal, muito foi relatado sobre o grupo de risco que são pessoas com mais de 660 anos e com comorbidades, mas se ele afeta o pulmão, fumantes estão no grupo de risco também?


Sim, como o coronavírus leva a problemas respiratórios, fumantes podem estar em maior risco para os sintomas graves. Independente se você fuma cigarro convencional, cigarros eletronicos , narguilé ou maconha, sabemos que isso irá prejudicar a capacidade dos seus pulmões,aumentar o risco de doenças pulmonares além de causar inflamações e prejudicar os mecanismos de defesa de nosso corpo, esses problemas podem ser agravantes ao contrair o COVID-19.


Fora que na época do surto pelo coronavírus MERS-CoV , alguns anos atrás, os fumantes tiveram taxas de mortalidade maiores que os não fumantes, devemos lembrar que são doenças muito parecidas.


Além disso fumantes acabam levando a mão mais vezes a boca para tragar, muitas vezes as mãos podem não estar higienizadas adequadamente.S e você fuma, pode estar entre fogo e água: largar o cigarro e evitar sintomas graves do coronavírus enquanto parar de fumar nesse cenário de estresse, pode ser mais difícil ainda.


Com certeza parar de fumar é a melhor opção nesse momento de pandemia, mas se você não conseguir, vamos ver algumas dicas para reduzir alguns riscos relacionados ao COVID-19.


  • Não divida seu cigarro, vape, mangueira de narguilé e nem seu isqueiro;

  • Espace os tempos de um cigarro para o outro;

  • Não segure a fumaça por muito tempo;

  • Higienize a área externa do seu maço de cigarro e isqueiro;

  • Lave as mãos antes de fumar;

  • Cuide da sua saúde, aumente sua imunidade.



bottom of page