top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

Qual produto de limpeza mata o coronavírus?



O coronavírus, COVID-19, identificado na cidade de Wuhan, China vem deixando o mundo em alerta, pela sua taxa de contágio ser alta, autoridades do mundo inteiro estão recomendando que a população fique em quarentena para conseguir diminuir a transmissão e não sobrecarregar os sistemas de saúde enquanto ainda não há cura ou vacina para o problema.


Uma pesquisa feita pelo Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas da Divisão de Pesquisa Intramural de Hamilton, nos Estados Unidos descobriram que o vírus infecciosos podem permanecer no ar por até 3 horas. Um estudo recente descobriu que o coronavírus COVID-19 pode sobreviver até quatro horas em cobre, até 24 horas em papelão e até dois a três dias em plástico e aço inoxidável. Ainda não sabemos muito sobre como condições diferentes, como exposição à luz solar, calor ou frio, podem afetar esses tempos de sobrevivência.


Assim devemos continuar mantendo as recomendações de segurança, de estar sempre lavando as mãos e objetos, superfícies tocadas constantemente, por ser um vírus envolto (o que significa que o RNA de fita simples é envolto em uma bolha de moléculas lipídicas ou gordurosas) o COVID-19 é altamente suscetível a sabão e álcool.


Sabemos que alguns produtos de limpeza são mais eficazes que outros, embora existam diversos no mercado, irei me concentrar nos que estão disponíveis para uso doméstico.


Vamos começar com produtos a base de álcool, eles irão conter álcool etílico ou isopropílico em vários níveis de força (50% ou mais). Embora o álcool mate principalmente as bactérias, ele possui potente função fungicida e contra vírus em concentrações acima de 60%. O álcool etílico por exemplo, se for superior a 60%, ele inativa vírus lipofílicos, como coronavírus. Já o álcool isopropílico também mata vírus lipídicos, como COVID-19 porém é ineficaz contra enterovírus não lipídicos.Portanto se você estiver usando produtos a base de álcool para limpar superfícies em sua casa, lembre-se de verificar se sua concentração está entre 60% e 80% de álcool.


Agora falando da água sanitária, que normalmente contém hipoclorito de sódio entre 5,25% a 6,15%, tem ampla atividade antimicrobiana e matam efetivamente bactérias, fungos e vírus. No entanto, possuem algumas desvantagens como:


  • Pode irritar suas membranas mucosas

  • Pode danificar algumas superfícies domésticas

  • Pode ser reativo quando misturado com outros produtos químicos


Além disso é importante não usar água quente para diluí-la, pois isso desativará tornando-a ineficaz para a esterilização. Idealmente utilize luvas e máscaras para usar água sanitária.


Outro produto que abordaremos é o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) que tem capacidade de matar ou inativar bactérias, vírus, esporos e fungos. Ele funciona produzindo radicais livres de hidroxila que podem atacar os lipídios da membrana, o DNA e outros componentes celulares essenciais. O peróxido de hidrogênio a 3% disponível no mercado é estável e eficaz para desinfetar uma grande variedade de superfícies.


Embora existam diversos produtos, os detergentes interrompem as proteínas envelope viral, reduzindo a infecciosidade, isso mostra que podemos inativar o COVID-19 com produtos de limpeza normais que contemos em casa.


Já o vinagre branco ou vinagre de álcool, destilado com uma faixa de ácido ascético de 4% a 8% é uma escolha bastante ruim, desinfetantes de ácidos orgânicos, normalmente não tem amplo aspecto de mortes em comparação com água sanitária e peróxido de hidrogênio por exemplo. Mesmo eles sendo utilizados por anos como métodos de desinfecção, eles só tem força contar organismos relativamente fáceis de matar, como pseudômonas.


Portanto esses são alguns dos melhores produtos de limpeza que você pode ter na sua casa para evitar a propagação do COVID-19, nesses tempos de pandemia, reforce a limpeza, mas lembre-se você precisa limpar a superfície primeiro para desinfetar e esterilizar, portanto água e sabão pode ser uma ótima alternativa, pois sabão vai inativar o vírus e depois pulverize o desinfetando escolhido na superfície deixando alguns minutos antes de limpar (o tempo muda de produto para produto).



bottom of page