top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

CORONAVÍRUS: O uso de máscaras é eficiente?



O número de contaminados com COVID-19 continua crescendo, sempre gosto de frisar a importância de lavar as mãos corretamente, principalmente com água sabão e ainda esterilizar sua casa e objetos corretamente para evitar o proliferação do vírus.Porém hoje iremos falar de uma estratégia que pode ser fundamental para reduzir essa disseminação, ajudando a colocar a economia de volta no lugar e restaurando a sociedade para tempos normais, o uso de máscaras.


Quando o vírus estourou, ouvimos diversas pessoas afirmando que as máscaras não eram eficientes, porém hoje podemos ver que países que implementaram o amplo uso de máscara para sua população, os casos de COVID-19 permaneceram sob controle.


Estocar muitas máscaras podem ser um problema, pois se houver falta de máscaras para profissionais de saúde, eles estarão desprotegidos para cuidar da nossa população.

Porém hoje conseguimos encontrar até vídeos ensinando fazer máscaras caseiras.

Na República Tcheca, uma campanha popular iniciada por um influenciador de mídia social levou ao uso generalizado de máscaras em público, um movimento que está salvando vidas e a esperança é que campanhas semelhantes se espalhem no restante do mundo inclusive no Brasil, já que o uso de máscaras em público ainda é estigmatizado.

países onde o uso de máscaras é "extremamente normal", como Coréia do Sul, Japão, Cingapura e Hong Kong, eles conseguiram achatar a curva dos casos COVID-19.


Em 2012, pesquisadores da Universidade de Michigan observaram a necessidade de estabelecer a eficácia de medidas não farmacêuticas para mitigar pandemias, neste caso, gripe. Eles estudaram se o uso de máscaras faciais e higiene das mãos reduziu as taxas de influenza e doença semelhante à influenza em 1.178 estudantes que moravam em residências universitárias. Os alunos foram divididos em um dos três grupos: máscara facial e higiene das mãos, apenas máscara facial ou grupo controle durante o estudo.


Durante as semanas três a seis do estudo, observou-se uma redução de 75% na doença semelhante à influenza entre os alunos que usavam as mãos e usavam máscaras em residências.


As máscaras são peças de tecido projetadas para proteger de gotículas contaminadas que são liberadas quando alguém tosse ou espirra. Como disse acima, máscaras caseiras também são eficientes e fornecem proteção. Sabemos que máscaras cirúrgicas são mais eficazes, mas todos materiais oferecem alguma proteção,mesmo contra bacteriófagos, menores que o coronavírus. Portanto utilizar máscaras caseiras, sejam qualquer tipo de tecido é melhor que nenhuma proteção.


Devemos ver o uso de máscaras como um ato pró-social e altruísta, um ato de bondade para com os outros seres humanos, pois além de se proteger você protege os outros, pois as pessoas podem espalhar o COVID-19 antes de apresentar sintomas.


A transmissão assintomática do COVID-19 nos EUA foi subestimada pelas autoridades de saúde, mas alguns especialistas sugeriram que isso poderia estar causando mais casos do que atualmente é realizado. Como tal, usar uma máscara no início, mesmo se você não estiver doente, é importante proteger a si e aos outros.



Comments


bottom of page