top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

CORONAVÍRUS: Qual o verdadeiro grupo de risco?



Se você acha que só por ser novo está livre e seguro do coronavírus (COVID-19) melhor ficar mais atento. Muito se fala sobre o grupo de risco, pessoas acima de 60 anos, porém a idade não é o único fator que pode enquadrar você nesse grupo.


Sabemos que grupos de risco, incluem além da idade:


  • Ter mais de 60 anos;

  • Ter uma condição de saúde subjacente como diabetes, doenças pulmonares crônicas ou doenças cardíacas;

  • Ter sistema imunológico fraco causado por uma condição preexistente, como câncer;

  • Ter asma.


Fatores imunológicos são riscos para qualquer doença, já a idade pode contribuir simplesmente por idosos tenderem a ter mais comorbidades, isto é, condições crônicas que já desafiam sua saúde. Fumantes também devem ficar atentos já que sua capacidade pulmonar pode ser prejudicada, outro fator que parece estar ligados a mortes é obesidade.


Mas dito isso, pessoas mais jovens também estão se infectando, ninguém está livre da possibilidade de se infectar com o COVID-19, portanto mesmo que você não esteja no grupo de risco, é necessário que pensemos no coletivo, para evitar complicações maiores para outras pessoas.


O coronavírus (COVID-19) é uma pandemia onde já totaliza 2.188.194 casos no mundo todo, sendo 30.891 no Brasil, para conseguirmos evitar o aumento da transmissão, é necessário que tomemos as medidas necessárias de higiene como lavar as mãos adequadamente com água e sabão, higienizar bem nossa casa, objetos, tornar o uso de máscaras normal, evitar aglomerações, além de cuidar muito bem de nossa imunidade, alimentação saudável e ingestão de vitamina C e D podem ser um ótimo aliado


Por outro lado, é indicado evitar tomar aspirina ibuprofeno se sentir dores ou febre, cientistas acreditam que ibuprofeno e outros inibidores da ECA podem agravar a infecção por COVID-19 aumentando a expressão do ACE2, já que o COVID-19 infecta as células hospedeiras ao se ligar aos receptores ACE2 - uma receita para deixá-lo mais doente e não melhor.


Portanto, lembre-se, mesmo que você não seja grupo de risco o coronavírus é uma doença que não deve ser subestimada, devemos pensar no próximo, tomar todas medidas necessárias para evitar o contágio.



bottom of page