O pandemia do coronavírus não para de crescer, no dia 26 de fevereiro foi confirmado o primeiro caso da doença no Brasil. Um homem de 61 anos em São Paulo foi infectado enquanto viajava para a Itália, além disso há diversos outros casos de suspeitas sendo investigados.
Fora isso já foram confirmados 148.306 casos no mundo inteiro, 151 no Brasil, totalizando 5.539 mortes. Lembrando que a transmissão do coronavírus acontece pelo ar ou contato com secreção contaminada, seja por meio de espirro, tosse, saliva, catarro e contato com superfícies contaminadas, seguidas de contato com boca, nariz e olhos. É importante ressaltar algumas instruções para prevenir o contagio segundo o Ministério da saúde do Brasil, que são:
Lavar a mão frequentemente e utilizar álcool em gel;
Evitar tocar no rosto com as mão não higienizadas;
Evitar contato com pessoas doentes;
Ficar em casa ao ficar doente;
Cobrir a boca e nariz ao espirrar, logo descartar o lenço;
Limpar objetos de uso frequente.
Porém nossa linha de defesa contra o coronavírus e outros patógenos é nosso sistema imunológico que deve estar fortalecido. Para atingir essa meta e melhorar ele naturalmente, siga essas dicas:
Fique atento em sua alimentação
Proteínas ajudam nosso corpo a reparar tecidos e combater infecções. Estudos mostram que aminoácidos das proteínas com arginina e glutamina, aumentam a capacidade do corpo de curar e diminuir inflamação. Além disso nutrir nosso corpo com altos níveis de antioxidante, ajudam a fortalecer a função imunológica.
Suplemente vitaminas e minerais
É importante nutrir nosso corpo com vitaminas e minerais através da alimentação, porém você pode ajuda-lo suplementando algumas, como por exemplo, vitamina A que aumenta a imunidade, reduz risco de infecção e apoia cicatrização de feridas (você pode encontrar em alimentos como cenouras, abobora, batata doce, salmão, ovos). outra vitamina importante é a vitamina D que desempenha um papel importantíssimo na saúde imunológica, idealmente deveríamos obter pela exposição ao sol, porém suplementar é uma boa ideia. E também a tão comentada vitamina C, contém muito antioxidantes, aumentando a resposta imunológica e ajuda reconstruir colágeno (alimentos ricos são frutas cítricas, brócolis e pimentão).
Consuma probióticos
Os probióticos ajudam a equilibrar as bactérias intestinais, trazendo diversos benefícios para nossa imunidade no geral. Existem vários alimentos fermentados, o kefir é uma ótima opção, clicando aqui você aprende como fazer. Esse alimento rico em enzimas, cheio de microorganismos amigáveis que ajudam a equilibrar o microbioma e a fortalecer as defesas imunológicas.
Consuma mais fibras
A fibra não apenas ajuda a equilibrar seu microbioma intestinal, mas também ajuda a melhorar seu sistema imunológico, pois os amidos resistentes agem como prebióticos para alimentar bactérias saudáveis em seu intestino. Como resultado, promove os movimentos intestinais e mantém os resíduos em movimento suave através do cólon, beneficiando ao mesmo tempo a saúde do coração e controlando o açúcar no sangue.
Durma bem
Dormir consistentemente menos de seis horas por noite aumenta o risco de inúmeros efeitos físicos e psicológicos. A falta de sono diminui rapidamente sua função imunológica, deixando seu sistema aberto a influências ambientais, incluindo vírus como resfriados e gripes.
Comments