• Ronaldo Gorga

DICAS PARA FAZER DIETA CETOGÊNICA



Você já ouviu falar sobre a dieta cetogênica? O quanto você sabe sobre ela? A dieta moderna está carrega de proteínas, carboidratos e açúcares, uma combinação perfeita para a resistência A insulina e à leptina, que pode aumentar os riscos do ganho de peso, desenvolver inflamação crônica, entre outros.


A dieta cetogênica vai ao contrário da dieta moderna, buscando melhorar nossa saúde no geral. Ela é concentrada em consumir grandes quantidades de gorduras boas, cerca de 70% a 85% das calorias totais devem ser essas gorduras e 1 grama de proteína a cada kg de massa magra.Já o carboidrato não devem representar mais que 4% a 10% das calorias diária.


A cetose apoia a saúde mitocondrial e reduz inflamação. Como o corpo queima gordura como combustível, o fígado cria cetona,criando menos radicais livres, isso reduz o dano às membranas celulares e mitocondriais, proteínas e DNA. Essa redução na inflamação também pode desempenhar um papel importante na dor crônica, incluindo condições ortopédicas como osteoartrite.


Como muitos fatores de envelhecimento são caracterizados por inflamação de baixo grau, uma dieta cetogênica pode reduzir o risco de envelhecimento precoce. Esse efeito anti-inflamatório tem efeito impressionante também na epilepsia e outros distúrbios neurológicos incluindo Alzheimer.


Com uma abordagem cíclica de comer uma dieta cetogênica, podemos melhorar a saúde e ter uma maior flexibilidade no planejamento das refeições. Para usar essa abordagem tenha em mente essas 3 regras:


  • Restrinja carboidratos a 20 a 50 gramas por dia;

  • Consuma 50% a 85% de suas calorias diárias de gorduras boas;

  • Limitar proteína a meio grama por kg de massa magra.


Quando se trata de alimentação, devemos cortar os açúcares de qualquer forma, incluindo frutas com alto teor de frutose. Vegetais podemos comer sem restrições, pois são carregados com fibras e ajudam a compensar os carboidratos. Também adicione fones saudáveis de gordura, incluindo abacate, óleo de coco, ômega-3, manteiga, azeitonas e azeite (sem aquecer).


Macadâmia e nozes são ideais, pois são ricos em gordura saudável, mas pobre em proteínas. Evite as gorduras trans, pois causam tanto danos quanto carboidratos.



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