Hoje em dia muito se fala sobre dietas low carb, que devemos cortar o carboidrato por completo, porém você sabe o motivo para esse alarme todo com os carboidratos?
Sabemos que mesmo uma singela redução no consumo de carboidratos pode promover a perda de peso, principalmente a abdominal, o que ajudaria a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, AVC e doença arterial coronariana.
Hoje em dia as pessoas ainda estão confusas sobre quais os tipo de alimentos que devem comer para perder peso e também o que são carboidratos, isso não é culpa de ninguém, nas ultimas décadas houve um dogma nutricional que incentivava uma dieta com pouca ou nenhuma gordura, induzindo que precisavam cortar a gordura para emagrecer.
Quando a população começou a cortar as todos os tipos de gorduras da dieta (logo a proteína que é abundante em alimentos gordurosos), ela começou a substituir por carboidratos e não do tipo bom que são os vegetais.
O resultado disso foi uma dependência de carboidratos não saudáveis como pães, macarrão, salgadinhos, arroz, batatas, entre outros. A obesidade continuou crescendo mesmo com o corte de gordura, você não acha que tem algo errado?
Hoje as pessoas começaram a dar mais atenção na ingestão de carboidratos, isso pode ser uma ajuda para a perda de peso. A universidade do Alabama fez um estudo com 69 pessoas obesas que recebiam uma dieta com uma modesta redução de carboidratos por 8 semanas, elas tinham 11% menos gordura abdominal que as pessoas que recebiam dieta pobre em gordura.
Um ponto importante é que a dieta com redução de carboidratos promoveu uma perda de gordura abdominal conhecida como gordura visceral, mesmo quando nenhuma mudança de peso era aparente. Essa gordura visceral está fortemente ligada a diabetes tipo 2, doenças cardíacas, derrame e outras doenças crônicas. Acredita-se que ela está relacionada à liberação de hormônios que podem causar inflamação, que por sua vez podem danificar as artérias e penetrar no fígado, afetando a forma como nosso organismo quebra os açúcares e gorduras.
Portanto mesmo que aparentemente você não esteja perdendo peso, diminuir o carboidrato pode ter um impacto positivo nos seus níveis de gordura visceral e assim reduzir o risco de doenças crônicas.
Um dos motivos das pessoas perderem peso com redução de carboidratos é em parte porque recebemos menos frutose, um tipo de açúcar que pode ser transformado em gordura corporal rapidamente. Embora ela seja encontrada naturalmente em frutas, também é adicionada em alimentos industrializados, especialmente na forma de xarope de milho.
Porém se sua ingestão de frutose for abaixo de 25 gramas por dia, proveniente de uma maça ou qualquer outra fruta está ok (não exagere nas frutas). Mas o que muitos não percebem é que com essa quantidade excessiva de alimentos industrializados em nossa dieta, podemos chegar a consumir mais de 75 gramas de frutose por dia.
Há fortes evidencias que o excesso de açúcar e frutose é um fator primordial para a obesidade. Então você vai ter que cortar as frutas além dos carboidratos? Não, você deve consumir com moderação, aqui vou listar algumas das frutas mais ricas em frutose para ficar de olho:
Figo;
Damasco;
Manga;
Uva sem carroço;
Pera;
Melancia;
Banana;
Mamão;
Pêssego;
Laranja.
Portanto lembre-se de cortar a frutose/açúcar e os carboidratos para perder peso com mais facilidade. Nosso corpo prefere os carboidratos vegetais, pois eles retardam a conversão para açúcar, como a glicose e diminui o nível de insulina.
Se você está procurando perder peso e quer saber com detalhes o que comer, quando comer e a quantidade certa, conheça o Emagrecimento Gorgeous,o curso mais completo sobre emagrecimento online. Não é uma simples dieta, você vai encontrar estratégias detalhadas de como perder peso, melhorando a saúde e ainda como manter isso pelo resto de sua vida.
Comments