• Ronaldo Gorga

Quanto carboidrato posso comer?



Uma alimentação com poucos carboidratos pode ser uma escolha inteligente para a perda de peso, pois quando ingeridos em demasia, nosso corpo transforma em açúcar na corrente sanguínea e pode ser armazenado na forma de gordura.


Não é só na perda de peso que reduzir o consumo de carboidrato pode trazer, uma alimentação assim pode:

  • Diminuição do açúcar no sangue;

  • Diminuição da pressão arterial;

  • Aumenta o colesterol bom (HDL)


Então consumir pouco carboidrato gera uma maior perda de peso e melhora da saúde que dietas restritivas. Mas não há uma definição clara de exatamente o que constitui uma dieta pobre em carboidratos. A ingestão ideal de carboidratos de um indivíduo depende de idade, sexo, composição corporal, níveis de atividade, preferência pessoal, cultura alimentar e saúde metabólica atual.


Pessoas fisicamente ativas e com mais massa muscular podem tolerar muito mais carboidratos do que pessoas sedentárias. Isso se aplica particularmente àqueles que fazem muitos exercícios de alta intensidade, como levantar pesos ou correr. A saúde metabólica também é um fator muito importante, quando as pessoas desenvolvem síndrome metabólica, obesidade ou diabetes tipo 2, suas necessidades de carboidratos mudam, quem se enquadra nessas categorias são menos capazes de tolerar muitos carboidratos.


Então se você quer emagrecer seria uma boa ideia reduzir as fontes de carboidratos ruins da sua dieta, como macarrão, açúcar, pães, bolos, biscoitos, refrigerantes entre outros. Para saber o quanto de carboidratos consumir, siga as recomendações abaixo


  • Ingerir de 100 a 150 gramas de carboidratos por dia

É uma ingestão considerada moderada , podendo funcionar para pessoas magras e também pessoas ativas. É possível perder peso com essa ingestão de carboidrato mas é necessário estar ciente do tipo de carboidratos e do tamanho da porção que está ingerindo. Os carboidratos que podemos comer são vegetais como batata doce, entre outros.

  • Ingerir de 50 a 100 gramas por dia

Esse intervalo pode ser benéfico se você quiser perder peso enquanto mantém algumas fontes de carboidratos na dieta. Também pode ajudar a manter seu peso se você é sensível aos carboidratos. Os carboidratos que você pode comer inclui vegetais e alguns pedaços de fruta.

  • Ingerir 20 a 50 gramas por dia

Essa é a alimentação com baixo carboidrato que tem maior efeito no metabolismo, é a faixa ideal pra quem quer perder peso ou tem problemas metabólicos como obesidade ou diabetes. Ao comer menos de 50 gramas por dia, o corpo entra em cetose, fornecendo energia ao cérebro através dos chamados corpos cetônicos. É essencial que aqui você só ingira fontes de carboidratos bons, descubra mais aqui.


Cada indivíduo é único e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para a próxima. É importante fazer uma auto-experimentação e descobrir o que funciona melhor para você. Se você tem diabetes tipo 2, converse com seu médico antes de fazer alterações, pois essa dieta pode reduzir drasticamente a necessidade de medicamentos.


Dietas com pouco carboidrato reduzem muito os níveis sanguíneos de insulina, um hormônio que leva a glicose dos carboidratos para as células do corpo. Uma das funções da insulina é armazenar gordura, muitos especialistas acreditam que a razão pela qual as dietas com pouco carboidrato funcionam tão bem é que elas reduzem os níveis desse hormônio.


Outra coisa que a insulina faz é dizer aos rins para reter sódio. Esta é a razão pela qual dietas ricas em carboidratos podem causar retenção de água em excesso. Quando você corta carboidratos, reduz a insulina e seus rins começam a eliminar o excesso de água


A perda de peso diminuirá após a primeira semana, mas sua massa gorda poderá continuar a diminuir se você mantiver a dieta. Se você é novato em comer baixo carboidrato, provavelmente precisará passar por uma fase de adaptação em que seu corpo está se acostumando a queimar gordura em vez de carboidratos. No começo você pode sentir mais fome, então substitua os carboidratos por gorduras boas, que irão deixa-lo saciado por mais tempo e apoia seu emagrecimento.



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