• Ronaldo Gorga

18 Alimentos que Promovem Longevidade



Um dos princípios mais fundamentais da saúde é comer comida de verdade. Isso reduzirá radicalmente sua exposição às dezenas de milhares de produtos químicos que são adicionados aos alimentos processados, muitos dos quais nem estão no rótulo.


Muitas pessoas ainda acreditam no mito de que grãos integrais são bons para a saúde, mas embora isso possa parecer verdade na geração de seus avós, não é mais verdade hoje. Uma das coisas que as pessoas tendem a esquecer é que praticamente todos os produtos de grãos que você compra hoje passaram pelo processamento industrial.

Os grãos também sofreram alterações ao longo do tempo e os métodos de cultivo são significativamente diferentes daqueles de uma ou duas gerações atrás. Atualmente, também preparamos grãos de forma diferente.


Grãos integrais germinados orgânicos podem ser a única exceção ao meu conselho para evitar grãos, mas todos aqueles pães integrais, massas e cereais realmente são alimentos processados ​​e melhor substituídos.


Você pode ler mais sobre essas questões no artigo da Authority Nutrition, "Trigo Moderno – Antiga Dieta Básica Transformada em Pesadelo de Saúde Moderno". Dito isto, mesmo entre os alimentos integrais, alguns se destacam acima dos demais.


4 bebidas que promovem a longevidade


O mais básico: beba bastante água natural. Acredito que a intervenção mais poderosa que você pode fazer pela sua saúde seria parar de beber refrigerantes e sucos e substituí-los por água pura.


Manter-se bem hidratado também pode combater muitas das doenças comuns, desde minimizar rugas até reduzir o risco de coágulos sanguíneos. Foi demonstrado que a desidratação grave diminui a função cognitiva e o desempenho em um grau semelhante ao do álcool, tornando-o mais propenso a acidentes de carro e outros contratempos.

Certos tipos de chás e café também têm benefícios para a saúde. Por exemplo, o chá verde demonstrou reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer quando bebido pelo menos três vezes por semana.


Beber quatro a cinco xícaras de chá verde diariamente também promove a perda de peso. Os participantes que beberam essa quantidade de chá por quatro meses perderam, em média, dois quilos a mais do que aqueles que não o fizeram.


Café – Embora possa fazer mais mal do que bem se consumido em excesso ou se açúcar, adoçantes artificiais, leite ou cremes forem adicionados a ele, também possui uma lista impressionante de qualidades positivas, incluindo longevidade.

Pesquisas sugerem que o café pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doença de Parkinson, demência, derrame e alguns tipos de câncer. Também ajuda a aumentar a atividade metabólica, bem como a quantidade de bifidobactérias benéficas no trato gastrointestinal.


Uma ressalva a ter em mente é que o café convencional tende a ser fortemente pulverizado com pesticidas, portanto, certifique-se de que seja orgânico. O ideal é usar café preto em grãos inteiros, quanto mais escura a torra melhor. Os cafés torrados são mais ricos em agentes neuro protetores do que os verdes (não torrados).


Um estudo descobriu que o café torrado escuro restaurou os níveis sanguíneos dos antioxidantes vitamina E é glutationa de forma mais eficaz do que o café torrado claro. A torra escura também causou uma redução significativa no peso corporal dos voluntários com excesso de peso, enquanto a torra mais clara não.


Outra bebida que pode fazer mal ou bem, dependendo de sua quantidade e qualidade, é o vinho tinto, que tem sido associado a benefícios à saúde, como redução da pressão arterial, prevenção do câncer e antienvelhecimento.


O resveratrol é o principal ingrediente do vinho tinto que lhe confere as suas qualidades de promoção da saúde, e na minha opinião existem fontes mais saudáveis ​​deste eliminador de radicais livres do que o vinho, considerando que todas as bebidas alcoólicas também têm uma influência neurotóxica.


Por exemplo, alimentos integrais como uvas muscadine são uma escolha melhor. As uvas Muscadine têm a maior concentração de resveratrol na natureza, graças à sua pele extra grossa e numerosas sementes, que são onde está concentrado.


Algumas pesquisas recentes mostram que o resveratrol, tomado em doses concentradas, pode retardar a progressão da doença de Alzheimer. Com base nessas descobertas, o resveratrol parece reduzir o acúmulo de beta-amilóide no cérebro, transportando a proteína para outras partes do corpo.


Nozes, frutas e lanches para uma consciência limpa


Um grande estudo de 30 anos descobriu que as pessoas que comiam uma onça de nozes pelo menos sete vezes por semana tinham 20% menos probabilidade de morrer por qualquer motivo, em comparação com aquelas que evitavam nozes em sua dieta.

Comer nozes pelo menos cinco vezes ao dia correspondeu a um risco 29% menor de mortalidade por doença cardíaca; 24% menos doenças respiratórias; e 11% menos câncer.

As nozes cruas são uma excelente fonte de gorduras saudáveis, que são necessárias quando você começa a eliminar os carboidratos não vegetais de sua dieta. Eles também contêm muitas vitaminas e minerais valiosos e geralmente são um ótimo lanche para momentos em que seu nível de energia vacila.


No entanto, nem todas as nozes são criadas iguais. Meus favoritos são nozes de macadâmia e nozes, pois fornecem a gordura mais saudável e são pobres em carboidratos e proteínas.


Bagas de todos os tipos contêm quantidades concentradas de fitoquímicos que combatem doenças, que demonstraram melhorar a imunidade, prevenir o câncer e proteger seu coração.


Eles também têm menos açúcar do que muitas outras frutas, por isso são menos propensos a diminuir seus níveis de insulina, tornando-os outra ótima opção para um lanche rápido e sem culpa.


Chocolate amargo, outro campeão


E depois há o chocolate. Contanto que você consuma apenas chocolate amargo, as bactérias em seu intestino irão decompô-lo e fermentar seus componentes, transformando-os em compostos anti-inflamatórios que beneficiam sua saúde.


De fato, a pesquisa vinculou o consumo de chocolate amargo a mais de 40 benefícios diferentes para a saúde, incluindo a longevidade. Como afirmado no artigo mencionado:

"Um estudo de Harvard, publicado em 1999, com 8.000 homens descobriu que aqueles que comiam chocolate até três vezes por mês viviam um ano a mais do que aqueles que não comiam."


Quanto mais próximo o seu chocolate estiver do seu estado bruto natural, maior será o seu valor nutricional; Idealmente, seu chocolate ou cacau em pó deve ser consumido cru (cacau).


Alimentos gordurosos saudáveis


Além das nozes, três outros alimentos que estão entre os mais altos por sua quantidade de gorduras saudáveis ​​são salmão, abacate e óleo de coco.


Salmão selvagem do Alasca: Pesquisas sugerem que comer peixe uma ou duas vezes por semana pode aumentar sua expectativa de vida em mais de dois anos e reduzir o risco de morrer de doenças cardiovasculares em 35%.

Se você deseja maximizar os benefícios para a saúde dos peixes, evite peixes de viveiro, especialmente salmão, e ainda mais especificamente, salmão de viveiro GM: especialmente se você estiver procurando melhorar sua proporção de ômega-3 para ômega-6.


Procure por "Salmão do Alasca" e "Salmão Sockeye", pois eles não podem ser cultivados. As variedades enlatadas são uma alternativa barata aos filés de salmão mais caros.


Abacate – Abacates, que na verdade são classificados como frutas, são ricos em gordura monoinsaturada, que é facilmente queimada para obter energia. Eles também fornecem quase 20 nutrientes essenciais que melhoram sua saúde, como potássio, vitamina E, vitaminas do complexo B e ácido fólico.


A pesquisa clínica revelou uma variedade de efeitos para a saúde do consumo de abacate, ligando-o a um menor risco de doenças cardiovasculares e diabetes, bem como à supressão do apetite e melhor controle de peso. Também melhora a absorção de outros nutrientes no corpo.


Os pesquisadores descobriram que ele pode ajudar a otimizar os níveis de colesterol em menos de uma semana e contém compostos que parecem suprimir e destruir células cancerígenas orais, bem como outros que protegem contra danos no fígado. Além de comê-lo "como está", você pode aumentar sua ingestão de abacate usando-o para substituir a gordura na culinária; integrá-lo em sopas, smoothies para sobremesa e inúmeras outras receitas.


Óleo de coco: Metade do teor de gordura do óleo de coco é ácido láurico, que o corpo converte em monolaurina, que possui propriedades antivirais, antibacterianas e antiprotozoárias. Os ácidos graxos de cadeia média do óleo de coco também produzem uma ampla variedade de benefícios à saúde, incluindo o aumento do metabolismo.

Os MCFAs são imediatamente convertidos em energia, uma função que os carboidratos simples na dieta normalmente cumprem, então, como os abacates, o óleo de coco é um substituto ideal para os carboidratos de grãos prejudiciais.


Pode ser adicionado a smoothies ou usado em praticamente qualquer prato que precise de manteiga ou óleo. Na hora de cozinhar, o óleo de coco é ideal, pois tolera altas temperaturas sem oxidar.


Que venham os legumes!


Os vegetais contêm uma grande variedade de antioxidantes e outros compostos que combatem doenças. Alguns produtos químicos vegetais podem reduzir a inflamação e remover compostos causadores de câncer, enquanto outros regulam a taxa na qual as células se reproduzem, removem células velhas e mantêm o DNA. Vegetais verdes folhosos são alimentos básicos com benefícios não tão simples.


Pesquisadores da Divisão de Imunologia Molecular do Instituto Walter e Eliza Hall descobriram que um gene, chamado T-bet, essencial para a produção de células imunes críticas no intestino, responde especificamente a vegetais de folhas verdes.


Acredita-se que essas células imunológicas desempenhem um papel importante no controle de doenças inflamatórias e podem até prevenir o câncer de intestino.

De acordo com o artigo mencionado, consumir uma xícara de vegetais verdes cozidos por dia pode reduzir pela metade o risco de morte de pessoas de meia-idade nos próximos quatro anos, em comparação com aqueles que não consomem vegetais de folhas verdes. Outros espécimes poderosos do reino vegetal são os seguintes:


O brócolis contém dezenas, talvez centenas, de supernutrientes que sustentam a saúde ideal, incluindo compostos que aumentam a imunidade e combatem o câncer. Comer brócolis cru, em vez de cozido, ajudará a proteger seus nutrientes. Os brotos de brócolis são uma maneira ainda mais nutricionalmente poderosa de desfrutar de brócolis.


• Os brotos podem fornecer alguns dos mais altos níveis de nutrientes disponíveis, incluindo vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas que ajudam a proteger contra os danos dos radicais livres. Muitos dos benefícios dos brotos têm a ver com o fato de as plantas conterem quantidades mais concentradas de nutrientes em sua fase inicial de crescimento. Por exemplo, sementes de girassol e brotos de ervilha são tipicamente 30 vezes mais nutritivos do que vegetais orgânicos e estão entre os mais ricos em proteínas.


• Vegetais fermentados: Quase todo mundo hoje tem a flora intestinal danificada, a menos que você faça parte da minoria que come uma dieta orgânica rigorosa e evita antibióticos. Os vegetais fermentados são um dos alimentos fermentados mais saborosos que podem fornecer uma forte dose de bactérias benéficas, que são extremamente importantes para a saúde física e mental ideal. Os alimentos fermentados também são poderosos desintoxicantes, capazes de remover uma grande variedade de toxinas e metais pesados, incluindo alguns pesticidas.


Os tomates são uma das melhores fontes alimentares de licopeno, que demonstrou ter atividade anticancerígena e pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral. Apenas lembre-se de consumir seus tomates, crus ou cozidos, com algum tipo de gordura, como o azeite, pois o licopeno é um nutriente solúvel nele.


• O repolho está entre os alimentos medicinais mais poderosos disponíveis, e consumir repolho como parte regular de sua dieta, pelo menos duas a três vezes por semana, proporcionará muitos benefícios significativos à saúde.


Contém compostos que ajudam a prevenir o câncer, além de altas concentrações de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Para obter o máximo de nutrientes do repolho, coma-o cru, levemente cozido ou fermentado.


- Fontes e Referências