top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

Principais benefícios do abacate



Estou sempre falando sobre a importância das gorduras boas em nossa alimentação para garantir uma saúde ideal, podemos encontrar fontes dessa gordura em diversos alimentos como salmão, azeite de oliva, manteiga, óleo de coco, porém hoje vamos abordar especificamente o abacate.


Enquanto a maioria das frutas contém carboidratos, ele é rico em gorduras boas e outras vitaminas e minerais. O abacate é uma boa opção para quem busca ter um estilo de vida mais saudável ou está buscando controlar/perder peso.


Se você ainda não colocou o abacate no seu dia a dia, aqui vão alguns motivos para você começar a consumi-lo


  • É super nutritivo

Não é a toa que o abacate se tornou popular entre quem se preocupa com a saúde, referido constantemente como um super alimento graças as suas propriedades nutricionais que inclui 20 vitaminas e minerais diferentes, como exemplo vitamina K, C, B5, B6,B1, B2, B3 E, folato, potássio, magnésio, manganês, cobre, ferro e zinco. Apenas 100 gramas de abacate contêm apenas 160 calorias, com baixo teor de carboidratos, além de não conter colesterol ou sódio.


  • Contém mais potássio que banana

Esse nutriente ajuda manter gradientes elétricos nas células do seu corpo e serve para varias funções importantes. Uma porção de 100 gramas contém 15% da dose recomendada, já a banana em comparação contém 10%. Vários estudos mostram que a ingestão alta de potássio está ligada à pressão arterial reduzida, que é um importante fator de risco para ataques cardíacos, derrames e insuficiência renal


  • É rico em ácidos graxos monoinsaturados e saudáveis para o coração

Como dito no começo, é rico em gorduras boas. Mas eles não contêm apenas gordura. A maioria da gordura do abacate é o ácido oleico - um ácido graxo monoinsaturado que também é o principal componente do azeite e acredita-se ser responsável por alguns de seus benefícios à saúde. O ácido oleico foi associado à inflamação reduzida e demonstrou ter efeitos benéficos nos genes ligados ao câncer. As gorduras do abacate também são bastante resistentes à oxidação induzida pelo calor, tornando o óleo de abacate uma opção saudável e segura para cozinhar.


  • É rico em fibra

Essa matéria vegetal indigesta pode contribuir para perda de peso, reduzir picos de açúcar no sangue, além de alimentar bactérias boas do intestino que são fundamentais para a função ideal do corpo. Uma porção de 100 gramas de abacate embala 7 gramas de fibra, o que representa 27% do valor diário.


  • Pode diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos

As doenças cardíacas são a causa mais comum de morte no mundo. Sabe-se que vários marcadores de sangue estão associados a um risco aumentado como colesterol, triglicerídeos, marcadores inflamatórios, pressão arterial. O abacate reduz significativamente os níveis total de colesterol, os triglicerídeos no sangue em até 20% e o LDL em até 22%, já o HDL (colesterol bom) em até 11%.


  • Seu teor de gordura pode ajudá-lo a absorver nutrientes de vegetais

Seu teor de gordura pode ajudá-lo a absorver nutrientes dos alimentos vegetais quando se trata de nutrientes, sua ingestão não é a única coisa que importa. Você também precisa ser capaz de absorver esses nutrientes - mova-os do trato digestivo para o corpo, onde eles podem ser usados. Alguns nutrientes são solúveis em gordura, o que significa que precisam ser combinados com a gordura para serem utilizados. As vitaminas A, D, E e K são solúveis em gordura, além de antioxidantes como os carotenoides. Um estudo mostrou que a adição de abacate ou óleo de abacate à salada ou salsa pode aumentar a absorção de antioxidantes em 2,6 a 15 vezes. Portanto, o abacate não é apenas altamente nutritivo, como pode aumentar drasticamente o valor nutritivo de outros alimentos vegetais que você está comendo.


  • Ajuda no emagrecimento

Graças a seu alto teor de gorduras boas o abacate garante uma sensação de saciedade por um tempo maior, o que pode evitar desejos de outros alimentos, lanches desnecessários. Se isso acontecer a longo prazo, a inclusão de abacates em sua dieta pode ajudá-lo a ingerir naturalmente menos calorias e facilitar o uso de hábitos alimentares saudáveis. O abacate também é rico em fibras e muito pobre em carboidratos, dois atributos que também devem ajudar a promover a perda de peso, pelo menos no contexto de uma dieta saudável e baseada em alimentos reais.

O simples fato de adicionar abacate em suas refeições pode ajudar sua saúde de diferentes formas, eles são incrivelmente saudáveis e deliciosos. Fora que você pode adiciona-lo a saladas ou diversas receitas ou até comer com uma colher, essa praticidade torna o mais fácil de ser incorporado na sua rotina.


Outra dica é que geralmente ele leva algum tempo para amadurecer e deve parecer levemente macio quando maduro. Os nutrientes do abacate podem oxidar e ficar marrom logo após a polpa, mas a adição de suco de limão deve retardar esse processo.



Comments


bottom of page