Há uma série de ligações alimentares entre demência, doença cardíaca e colesterol alto. Açúcar excessivo, alimentos processados e gorduras trans são 3 fatores que promovem os 3 problemas.
Não é surpreendente que pesquisas recentes apontaram que doenças cardíacas também aumentam as chances de desenvolver Alzheimer, uma forma séria e mortal de demência. Danos vasculares podem predispor o cérebro ao aumento do acúmulo de placa amiloide, uma característica do Alzheimer. O acúmulo de placa se agrava com artérias mais rígidas, portanto a prevenção da formação de placa arterial pode ser um fator critico na prevenção da demência e doenças cardiovasculares.
Durante décadas as gorduras saturadas foram culpadas por causar doenças cardíacas e colesterol alto, mas será que realmente é essa gordura que devemos ficar longe? Para entender melhor quais gorduras aumentam o colesterol ou não, como reduzir esse nível naturalmente e ainda estratégias par diminuir o risco de doenças cardíacas, acesse o "O que não te contam sobre colesterol", o mais novo curso inteiramente focado no colesterol.
Porém hoje o assunto é gordura trans. Se você começar a olhar os rótulos dos alimentos industrializados presentes na sua casa, grande parte vai ser rica em gordura trans ou açúcares. Outro perigo dentro de sua cozinha é o óleo de soja que é uma fonte de gordura trans, pois quando aquecido oxida e pode causar danos no coração e cérebro.
A gordura trans pode trazer diversos prejuízos como:
Comprometimento da memória;
Aumento dos riscos de doenças cardíacas;
Demência;
Aumenta colesterol ruim;
Causa danos celulares;
Afeta crescimento de bebe em gestantes;
Obesidade.
Você deve estar pensando em fugir das gorduras trans, dar ênfase para o consumo de alimentos sem gordura trans, o problema é que elas estão muitas vezes escondidas ou mesmo que contenham rótulo "zero gordura trans" elas podem estar presentes, pois os fabricantes não precisam listar a gordura trans se ela ficar abaixo de uma certa quantidade por porção.
Usar uma porção pequena é uma brecha legal que permite aos fabricantes de alimentos enganá-los sobre a gordura trans, ou seja, eles diminuem o tamanho da porção e consequentemente a quantidade de gordura trans é diminuída e não listada,porém continua com as mesmas proporções de antes, só que sem você saber.
Para evitar a gordura trans é necessário evitar todo e qualquer alimentos que contenha ou seja cozido em óleo vegetal parcialmente hidrogenado, portanto leia os rótulos. Dê preferência para o consumo de alimentos reais como legumes e verduras.
Коментарі