A doença de Alzheimer, a forma mais severa de demência que não existe tratamento ou cura, afeta 11,5% da população idosa no Brasil, esse dado só piora, estima-se que 55 mil novos casos de demência todos os anos.
Para evitar esse número devemos tomar medidas durante toda a vida, para impedir ativamente a demência e manter o nosso cérebro ativo até quando ficarmos velhos.
Para lhe ajudar nessa prevenção listei 5 dicas para evitar a demência no futuro. Se você ainda não toma essas atitudes, hoje é a hora perfeita para começar.
Exercite-se
Atividades físicas levam ao crescimento do hipocampo e melhora da memória. Médicos vem sugerindo que o exercício pode desencadear uma mudança na forma como a proteína precursora da amiloide é metabolizada, diminuindo o inicio e progressão do Alzheimer.
Otimize os níveis de vitamina D
Estudos comprovam fortes, ligações entre baixos níveis de vitamina D em pacientes de Alzheimer e função cognitiva ruim. Níveis altos de vitamina D pode aumentar a quantidade de substâncias químicas importantes para cérebro, protegendo células cerebrais, aumentando a eficácia das células gliais na recuperação de neurônios danificados.
Evite anticolinérgicos e estatinas
Drogas que bloqueiam a acetilcolina, um neurotransmissor do sistema nervoso, aumentam o risco de demência. Essas drogas incluem certos analgésicos noturnos, indutores do sono, alguns antidepressivos, anti-histamínicos e alguns medicamentos para controlar incontinência.
Desafie sua mente todos os dias
A estimulação mental, especialmente aprendendo algo novo, como aprender um instrumento, uma nova língua, está associada a um risco reduzido de Alzheimer. Faça um jogo de palavras cruzadas, leia ou jogue uma partida de xadrez, isso ajuda a manter seu cérebro ativo.
Tenha uma dieta saudável
A dieta desempenha importante na prevenção de doenças. As estratégias dietéticas para ajudar prevenir a demência incluem evitar o açúcar, frutose, evite glúten, alimentos fermentados e aumentar o consumo de gorduras saudáveis.
Comments