top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

Inositol: Como poderia beneficiá-lo?


O que é inositol?

O inositol, também chamado de vitamina B8, é comumente conhecido como uma substância vitamínica encontrada em plantas e animais, e também pode ser feita em laboratório. No entanto, o exame observa que inositol, ou inositóis, são compostos pseudo vitamínicos falsamente pertencentes à família do complexo B.

Existem nove formas de inositol amplamente. Especificamente, mio-inositol (MYO) e d-chiro-inositol (DCI) são duas formas que foram estudadas por suas propriedades, especialmente para mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP), para usar insulina adequadamente e ajudar a prevenir a resistência à insulina.

Cada tecido do corpo tem sua própria proporção de MYO e DCI; o primeiro é encontrado em maior quantidade e produz DCI quando necessário. O inositol é conhecido por vir de fontes alimentares como:


Carnes

Carne de aves de corral

Pescado

Gemas de ovo

Frutos secos

Feijão-de-lima

Passa

Frutas cítricas, exceto limões

Col

Leguminosas como amendoim

Grãos integrais

Melaço cru

Por outro lado, o mio-inositol pode ser encontrado no tecido humano e nas seguintes fontes alimentares:


Col

Citrinos frescos, exceto limas

Passa

Melões

Feijão-de-lima

Amendoim

Fígado

Grãos não processados (aveia, gérmen de trigo e farelo)

Melaço cru

Levadura de cerveza

O d-chiro-inositol não é naturalmente abundante nos alimentos, pois o corpo humano o fabrica a partir do mio-inositol através da atividade de uma enzima chamada epimerase. Por fim, lembre-se de que essas formas de inositol não devem ser confundidas com hexanicotinato de inositol, um derivado da niacina ou vitamina B3.


Para que serve o inositol?


Em suma, o principal uso do inositol é armazenar e metabolizar aminoácidos. É também uma parte importante do ciclo do ácido cítrico, que é a série mais importante de reações químicas que transformam alimentos em energia dentro do corpo. Finalmente, o inositol beneficia o sistema imunológico e promove a produção de cabelos e unhas.


Além disso, o inositol pode ser usado para resolver problemas de saúde mental. Os psiquiatras holísticos recomendam suplementos nutricionais, como inositol, triptofano e gorduras ômega-3, para pacientes com transtorno bipolar.


O inositol também pode ajudar a equilibrar as substâncias químicas do corpo e beneficiar pessoas diagnosticadas com problemas de saúde mental, como depressão, esquizofrenia, pânico e transtornos obsessivo-compulsivos.


Enquanto isso, o mio-inositol também se mostrou promissor no tratamento da ansiedade, funcionando como antidepressivo e ajudando a aliviar condições como transtornos de pânico e transtornos alimentares.


Em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) e outras condições relacionadas, o inositol pode ajudar a resolver problemas como falta de ovulação e altos níveis de pressão arterial, triglicerídeos e testosterona. O mio-inositol também pode ajudar a promover a fertilidade e promover a restauração da sensibilidade à insulina.


Devido aos benefícios do mio-inositol para a fertilidade e SOP, bem como seus efeitos ansiolíticos que podem aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM), é conhecido como um suplemento para a saúde da mulher em geral. O inositol também beneficia outras condições, como:

Neuropatia

Níveis elevados de colesterol

Insônia

Doença de alzheimer

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Psoríase

Autismo

O inositol também pode ser usado para promover o crescimento do cabelo e tratar os efeitos colaterais dos tratamentos médicos com lítio.


Quanto Inositol Devo Tomar?

Existem várias doses de inositol que foram testadas em pesquisas científicas. No entanto, não há recomendação geral para o consumo de suplementos de inositol. Sua dose de inositol deve depender em grande parte da condição pela qual você está tomando. É altamente recomendável consultar um médico antes de tomar inositol e seguir as dosagens recomendadas indicadas no rótulo do suplemento.

O inositol é prejudicial?

Embora tenha sido considerado seguro, esteja ciente de que o inositol pode causar efeitos colaterais como náusea, cansaço, dores de cabeça e tontura. Mulheres grávidas e lactantes devem evitar tomar inositol tanto quanto possível, porque não se sabe o suficiente sobre seu uso e segurança em tais circunstâncias.

Além disso, embora o inositol tenha sido reconhecido como seguro para bebês prematuros com síndrome do desconforto respiratório agudo em hospitais, evite deixar as crianças tomarem este medicamento. Pacientes com transtorno bipolar são aconselhados a evitar tomar quantidades excessivas de inositol, pois pode piorar a condição.


Inositol mantém a promessa inicial

Em geral, o inositol e seus compostos semelhantes demonstraram ter um impacto positivo e seguro no corpo, particularmente para condições como condições de saúde mental e problemas reprodutivos, como o SOP. Além disso, os estudos também produziram resultados positivos aceitos em relação ao inositol.

No entanto, antes de tomar suplementos de inositol, primeiro consulte um médico para descobrir quanto inositol é necessário para sua condição para ajudar a evitar efeitos colaterais indesejados.




- Fontes e Referências

bottom of page