• Ronaldo Gorga

Dicas para reduzir ansiedade



A ansiedade é uma reação humana típica ao estresse, uma sensação que algum ruim vai acontecer, os sintomas físicos podem incluir aumento do batimento cardíaco, respiração acelerada, até suor. O problema é que ansiedade em excesso pode atrapalhar a sua vida em diversos aspectos, principalmente social.


A ansiedade pode invadir pensamentos e atividades, e às vezes é difícil fazer a ansiedade desaparecer. Mas saiba que é possível obter alívio, mesmo que você se sinta envolvido.


Da próxima vez que se sentir ansioso, experimente um desses exercícios de ansiedade rapidamente.


  • Atente-se a respiração

Busque relaxar respirando, quando estamos ansiosos, a frequência cardíaca e respiração ficam aceleradas. Quando conseguimos controlar a respiração, podemos relaxar o corpo e mente. Para controla-la quando estiver ansioso, siga essas dicas.

1. Sente-se em um lugar calmo e confortável. Coloque uma das mãos no peito e a outra no estômago. Seu estômago deve se mover mais do que seu peito quando você respira profundamente

2. Respire lentamente pelo nariz, soltando pela boca, notando suas mãos enquanto respira. A mão em seu peito deve permanecer imóvel enquanto a mão em seu estômago se moverá levemente.

3. Repita esse processo pelo menos 10 vezes ou até começar a sentir sua ansiedade diminuir.


  • Pratique visualização

Já ouviu “encontre seu lugar feliz”? Pintar uma imagem mental de um lugar que faz você se sentir relaxado, pode realmente acalmar corpo e mente. Quando começar a se sentir ansioso, sente-se em um lugar confortável, pensando no lugar ideal para relaxar, seja real ou imaginário. Pense em todos os pequenos detalhes que você encontraria se estivesse lá. Pense em como o lugar teria cheiro, sensação e som. Visualize-se nesse lugar, aproveitando-o confortavelmente. Depois de ter uma boa imagem do seu “lugar feliz”, feche os olhos e respire lenta e regularmente pelo nariz e pela boca. Fique atento à sua respiração e continue se concentrando no lugar que imaginou em sua mente até sentir sua ansiedade melhorando. Visite este lugar em sua mente sempre que se sentir ansioso.


  • Relaxe seus músculos

Quando você se sentir ansioso, poderá notar tensão ou tensão nos músculos. Esse estresse muscular pode tornar sua ansiedade mais difícil de controlar no momento em que a experimenta. Ao aliviar o estresse nos músculos, você geralmente pode reduzir seus níveis de ansiedade. Para aliviar rapidamente a tensão muscular durante momentos de ansiedade pratique a respiração e também feche o punho apertando com força, observe a tensão que você sente, abra lentamente os dedos e saiba como se sente. Você pode perceber uma sensação de tensão saindo de sua mão. Eventualmente, sua mão ficará mais leve e relaxada. Continue tensionando e liberando vários grupos musculares em seu corpo, das mãos, pernas, ombros ou pés. Você pode subir e descer o corpo tensionando vários grupos musculares. Evite tensionar os músculos em qualquer área do corpo em que você esteja ferido ou com dores, pois isso pode agravar ainda mais sua lesão.


  • Conte

Relaxe contando é uma maneira simples de aliviar sua ansiedade. Quando você sentir ansiedade tomando conta de você, encontre um lugar tranquilo e confortável para se sentar. Feche os olhos e conte lentamente até 10, se necessário, repita e conte até 20 ou um número ainda maior. Continue contando até sentir sua ansiedade diminuir. Às vezes, esse alívio ocorre rapidamente, mas outras vezes pode demorar um pouco. Fique calmo e paciente. Contar pode relaxá-lo porque lhe dá algo para se concentrar além da ansiedade. É uma ótima ferramenta para usar em um espaço lotado ou movimentado, como uma loja ou trem, onde outros exercícios de ansiedade podem ser mais difíceis de realizar.


  • Fique presente

Se a visualização não der certo ou for muito difícil para você, estar presente pode lhe ajudar. Tenha atenção plena gentilmente e sem julgamentos. Observe sua respiração, o que seu corpo está sentindo, depois mude seus pensamentos para as sensações a sua volta, o que está acontecendo ao seu redor. Observe o que você ouve, cheira e sente em seu ambiente. Mude sua consciência várias vezes do seu corpo para o seu ambiente e vice-versa até que sua ansiedade comece a desaparecer.


  • Interrompa o pensamento

Pode ser difícil pensar claramente quando você se sente ansioso. Às vezes, o pensamento ansioso pode nos fazer acreditar em pensamentos prejudiciais que são falsos ou nos fazer coisas que pioram nossa ansiedade. Pode ser útil interromper ou interromper seus pensamentos ansiosos para que você possa pensar com clareza e reagir adequadamente a seus pensamentos.



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