Nem todos os tipos de gordura são ruins para a saúde, existem algumas que são essenciais para manter nosso corpo funcionando adequadamente e com saúde. As gorduras boas são usadas para manter a pele e cabelo saudáveis, ajudar na absorção de certas vitaminas.
Fora isso a gordura é necessária para o desenvolvimento do cérebro, além de controlar a inflamação e coagulação do sangue. Mas lembre-se, que quando falamos em gorduras, existem as boas e ruins, o tipo mais perigoso de gordura é a trans, encontradas em alimentos fritos e industrializados.
Durante o processamento desses alimentos os óleos saudáveis podem ser transformados em sólido através da hidrogenação para prolongar sua vida útil. Durante esse processo, gorduras trans são formadas.
É importante deixar claro que consumir gorduras trans não trazem nenhum benefícios para a saúde. Já a gordura poliinsaturada são essenciais, o que significa que devemos ingerir por meio da dieta já que nosso corpo não produz. Os dois principais são os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.
Embora ambos sejam essenciais a maioria das pessoas os come na proporção errada. O consumo exagerado de ômega-6 leva ao aumento da inflamação crônica, o que pode causar diversos problemas de saúde. O ideal seria consumir uma proporção de ômega-3 para ômega 6 de 1:1, porém na dieta que levamos hoje em dia, essa proporção está mais próxima de 1:16.
Alguns alimentos ricos em ômega-6 para diminuir o consumo são:
Alimentos processados;
Óleo de girassol;
Óleo de milho;
Óleo de cártamo.
Índices baixos de ômega-3 tem ligação com risco de doenças cardíacas e maior estresse oxidativo. A redução da inflamação e melhora da saúde cardiovascular causada pela suplementação de ômega-3 pode influenciar outros benefícios à saúde, como:
Menos sintomas de asma;
Risco reduzido de Parkinson;
Risco reduzido de esclerose múltipla;
Risco reduzido de depressão.
Mas onde encontrar o ômega-3? Essa gordura pode ser encontrada em fontes vegetais e animais, porém são as fontes animais que apresentam maiores de EPA e DHA. Algumas fontes animais são:
Salmão;
Arenque;
Já as fontes vegetais são:
Porém hoje pode ser difícil de manter níveis de ômega-3 apenas por alimentação, então considere uma suplementação com óleo de peixe ou óleo de krill.
Comments