Quem nunca ficou estressado e disse "Estou ficando de cabelo branco!!!" , mas será que essa frase tem algum fundamento?
O estresse pode ter um papel fundamental na velocidade com que seu cabelo fica branco. Segundo cientistas há muito tempo entendem que é possível estabelecer uma ligação entre estresse e cabelos grisalhos, mas uma nova pesquisa pela Havard investigou mais a fundo esse fator.
Os primeiros testes foram analisar o cortisol (hormônio do estresse), é uma função corporal importante, mas a longo prazo, cortisol elevado está ligado a uma serie de resultados negativos para a saúde, como:
Aumento de peso;
Aumento de pressão;
Perda de massa muscular.
Quando o cérebro registrar uma ameaça, o sistema nervoso simpático é acionado e cortisol liberado, porém esses nervos estão espalhado por todo corpo, incluindo incursões em cada folículo piloso.
Os produtos químicos liberados durante a resposta ao estresse, especificamente noradrenalina, fazem com que as células-tronco produtoras de pigmentos sejam ativadas prematuramente, esgotando as "reservas" de cor do cabelo. E o dano pode ser permanente.
Mas o estresse não é o único motivo de você ter cabelos grisalhos, em grande parte dos casos é a genética. Os cabelos grisalhos são causados pela perda de melanócitos (células pigmentares) no folículo piloso. Isso acontece à medida que envelhecemos e, infelizmente, não há tratamento que possa restaurar essas células e o pigmento que elas produzem, melanina.
Isso não significa que fatores ambientais influenciem. O tabagismo, por exemplo, é um fator para envelhecimento prematuro, além de deficiências em vitamina B12, cobre, ferro e também danos causados por radicais livres. Para combater esses danos, devemos suprir nosso corpo com antioxidantes.
É normal esperar que o cabelo fique branco conforme a idade vai passando, porém para retardar esse envelhecimento prematura inclui ter uma dieta rica em ômega-3, vitamina C, B12 e B6, ingerir antioxidantes, limitar açúcar, gordura trans e também consumir vegetais.
Comments