top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

Como ter uma boa noite de sono mesmo em pandemia



Conforme a pandemia do COVID-19 continua a se espalhar, ansiedade e preocupação são semeadas em nossas cabeças, o problema é que isso pode trazer dificuldades para que você tenha uma boa noite de sono e sabemos que a qualidade do seu sono tem impacto na sua imunidade.


Quando não dormimos direito, enfraquecemos nosso sistema imunológico, aumentamos a inflamação do corpo, o que pode nos deixar mais vulneráveis a vários vírus. A privação de sono pode reduzir em até 50% a produção de anticorpos no nosso corpo, além de aumentar a produção de cortisol que pode ser ruim para a imunidade também.


Portanto além de todas as orientações de higiene, utilização de máscaras e o distanciamento social, considere dormir bem, como uma maneira para se proteger do coronavírus. Aqui separei alguma dicas úteis para ter uma boa noite de sono, mesmo durante esses períodos que são estressantes e incertos.


  • Mantenha uma rotina regular

Quase todo mundo teve mudanças drásticas em sua rotina, alguns foram demitidos, outros trabalhando em casa, não importa como sua vida tenha sido afetada, é muito importante manter uma rotina regular para dormir bem. Crie rotinas para pequenas coisas, como cuidar da sua pele, cabelo, limpar o quarto, ou se você estiver trabalhando em casa, levante-se sempre no mesmo horário, vista-se, tenha o mesmo senso de rotina e normalidade, isso o ajudará a se sentir menos perturbado.


  • Não tire muitos cochilos

Se você se encontra em quarentena, você pode estar tirando diverso cochilos por dia, eu entendo, mas além da importância de estabelecer uma rotina, se você cochilar demais, isso pode deixá-lo mais sonolento durante o dia e potencialmente alterando ou interrompendo uma rotina regular de sono. Quando você tem uma rotina regular de sono, isso evita você sentir tanta vontade de cochilar.


  • Faça exercícios (Só não antes de dormir)

Mesmo com a academia fechada você deve continuar fazendo exercícios dentro de casa. Sabemos que ter uma rotina regular de exercícios físicos está associado com melhora do sono por razoes fisiopatológicas, nós sentiremos mais cansados quando nos exercitamos.

Apenas não se exercite poucas horas antes de dormir, porque a estimulação do esforço físico pode dificultar o sono.


  • Cuidado com as notícias

Ficar 24 horas procurando notícias sensacionalistas é ruim, esse fluxo constante de tragédia provavelmente vai aumentar sua ansiedade e afetar seu sono. Quando vamos ao noticiário, é sempre sobre o novo coronavírus e é bastante perturbador. É realidade, mas também é algo que pode aumentar nossa ansiedade. Eu diria que agendar e estruturar os horários em que você verificará o seu telefone em busca de notícias ou procure informações de qualidade que não sejam sensacionalistas.


  • Limitar a exposição à luz azul antes de dormir

A internet provou ser uma ferramenta inestimável para comunicação e entretenimento durante um período de quarentena. No entanto, olhar para uma tela o dia inteiro não ajuda quando você está tentando adormecer. É recomendado que, dentro de uma hora antes do sono, a pessoa tente desconectar e realmente não esteja assistindo TV, não esteja no telefone e certamente não esteja assistindo nada que possa causar ansiedade, busque atividades como ler um livro ou ouvir música como meio de entretenimento antes de dormir.


  • Evite beber álcool em excesso

Você pode achar que dorme melhor quando bebe, mas não é verdade, pois não dormimos bem e nem descansamos totalmente, que vai te deixar sonolento durante o dia. O álcool também não é um mecanismo de enfrentamento saudável para lidar com o estresse e a ansiedade. O consumo de álcool e o sono ruim podem ter um efeito real na diminuição do sistema imunológico.



Comments


bottom of page