top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

DICAS PARA MELHORAR O ECZEMA



Se sua pele está com manchas vermelhas espessas, escamosas ou bolinhas que pode vazar fluidos e crostas quando arranhadas, é provável que seja eczema, não apenas pele ressecada.


Dermatite atópica, um tipo de eczema, é mais que apenas uma condição de pele. É uma indicação que existe um problema no seu sistema imunológico e também possui componentes inflamatórios e alergênicos. Verificou-se que pessoas com eczema:


  • A barreira cutânea é alterada para que a água escape enquanto os alérgenos ambientais podem entrar, resultado em manchas secas e com coceira.


Se você tem problemas de pele, como pele seca ou eczema, provavelmente as melhores soluções serão de dentro para fora. Um grande exemplo, é o consumo de ômega-3 podem ser eficaz para tratar inflamações subjacente aos surtos de eczema, ajuda a normalizar as gorduras da pele e evita desidratação das células. Alimentos ricos em em ômega-3 são sardinha, salmão, arenque e anchova, porém existem diversos suplementos, como óleo de krill.


Fora isso é interessante limitar o açúcar, consumir mais alimentos fermentados como kefir, pois bactérias boas reduzem o risco de desenvolver eczema pela metade. Evite também hidratantes não naturais que provavelmente contém ingredientes químicos que irritarão ainda mais a pele, óleo de coco é uma alternativa para hidratante natural.


Outras dicas para ajudar a minimizar os surtos de eczema incluem:

  • Minimize o estresse em sua vida, o que pode promover a inflamação e o eczema;

  • Não demore para tomar banho quando suar, o suor pode desencadear surtos de eczema;

  • Verifique alergias alimentares não reconhecidas, que as vezes podem se manisfestar como eczema;

  • Evite a exposição a detergentes, sabão e outras substâncias irritantes que podem causar eczema por contato.



bottom of page