Você já deve ter reparado que o que comemos pode afetar nosso humor, além disso a alimentação é poderosa suficiente para influenciar os sintomas da depressão para melhor ou pior.
No mundo inteiro houve mudanças na dieta com o passar do tempo, dietas saudáveis passaram para dietas ricas em alimentos industrializados, processados e açúcares. Ao mesmo tempo o número de pessoas com depressão aumentou também. Pesquisas mostraram que além do tratamento adequado, melhorias na alimentação pode ajudar aliviar alguns sintomas da depressão.
Pesquisadores da Universidade Macquarie, na Austrália avaliaram pessoas que seguiam uma dieta ruim e apresentavam níveis moderados a altos de sintomas de depressão. Uma parte desse grupo foi solicitado a melhorar as dietas cortando carboidratos, açúcar, refrigerantes, aumentando o consumo de vegetais, frutas, sementes e gorduras boas.
Depois de apenas 3 semanas de uma alimentação mais saudável, as pessoas do grupo de dieta saudável tiveram melhorias significativas no humor e até na ansiedade. Enquanto o grupo que continuou com a dieta pobre, não tiveram alterações nenhuma.
O que comemos pode nos afetar fisicamente e psicologicamente, mas por que isso? A relação entre dieta e saúde mental é complexa e está ligada a múltiplos mecanismos biológicos. O açúcar e muitos alimentos industrializados são inflamatórios, citocinas e mensageiros inflamatórios, como PCR, IL-1, IL-6 e TNF-alfa são preditivos e correlacionam a depressão.
Além disso uma má alimentação pode influenciar a depressão, causando danos no microbioma intestinal que influencia a função cerebral, também pode levar a obesidade que afeta a inflamação e apresenta fatores psicossociais ligados a depressão.
Uma dieta pobre em nutrientes e rica em açúcar pode contribuir pela depressão também:
Causando uma resposta exagerada à insulina, influenciando os níveis hormonais e humor;
Desencadeando efeitos semelhantes ao vício que podem influenciar a dopamina e humor.
Se você está se sentindo deprimido ou com humor para baixo, vale a pena investir numa suplementação de ômega-3 (algumas fontes naturais você encontra aqui) pois é vital pra uma saúde do cérebro, ajuda combater a inflamação.
Fora isso, certos alimentos são fontes de nutrientes conhecidos por ajudar a prevenir e tratar a depressão, os mais indicados para essa finalidade são:
Folato;
Ferro;
Selênio;
Vitamina A;
Vitamina B12;
Vitamina C;
Zinco.
Portanto melhor seus padrões alimentares podem trazer benefícios para sua saúde mental seja você jovem ou adulto. E não é só isso, uma alimentação saudável pode influenciar diversos aspectos da sua saúde física também.
Comments