top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

DICAS SIMPLES PARA ACELERAR O METABOLISMO



Metabolismo é um termo que descreve todas as reações químicas em nosso corpo, elas que mantém o corpo vivo e funcionando. No entanto ela é usada de forma intercambiável com a taxa metabólica ou números de calorias que queimamos.


Ou seja quanto mais rápido, mais calorias queimamos e mais fácil é perder peso e manter. Ter um metabolismo rápido pode ajudar no fornecimento de energia. Diversos fatores podem influenciar para você ter um metabolismo lento ou acelerado.


Portanto aqui listarei 8 maneiras simples para acelerar seu metabolismo.


  • Mantenha-se hidratado

Beber água acelera temporariamente o metabolismo, estudos mostram que beber meio litro de água aumenta o metabolismo em repouso de 10% a 30% por cerca de 1 hora. Esse efeito de queima de calorias pode ser ainda maior se você beber água fria, pois seu corpo usa energia para aquecê-la até a temperatura do corpo. Ela ainda pode te ajudar a se sentir satisfeito se beber 30 minutos antes de comer, ajudando a comer menos.


  • Faça treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)

Esse tipo de treino pode ajudara a queimar mais gordura, aumentando a taxa metabólica mesmo após o termino do treino. Esse efeito é maior no HIIT que em outros tipos de exercícios.


Um estudo realizado com homens jovens com sobrepeso descobriu que 12 semanas de exercícios de alta intensidade reduziram a massa gorda em 2 kg e a gordura da barriga em 17%.


  • Beba chá verde

O chá verde pode aumentar o metabolismo em 4-5%, ajuda a converter parte da gordura armazenada no corpo em ácidos graxos livres, o que pode aumentar a queima de gordura em 10 a 17%. Além disso contém poucas calorias o que pode ajudar no controle de peso.


As pimentas contêm capsaicina, uma substância termogênica que acelera o metabolismo, pois precisam de uma maior queima de energia para ser digerido, produzindo mais calor para ter a quebra desse nutriente.


  • Durma bem

A falta de sono está ligada a um grande aumento no risco da obesidade. Em partes isso pode ser causado pelos efeitos negativos da privação de sono no metabolismo. A falta de sono também tem sido associada ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e à resistência à insulina, os quais estão associados a um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2.


Também foi demonstrado que aumenta o hormônio da fome grelina e diminui o hormônio leptina da plenitude. Isso poderia explicar por que muitas pessoas privadas de sono sentem fome e lutam para perder peso.


  • Beba café

Estudos mostraram que a cafeína no café pode aumentar o metabolismo em 3 a 11%. Como o chá verde, também promove a queima de gordura. Em um estudo, o café aumentou a queima de gordura em 29% para mulheres magras, mas apenas 10% para mulheres obesas.


  • Cozinhe com óleo de coco

Ao contrário de outras gorduras saturadas, o óleo de coco é relativamente alto em gorduras de cadeia média. As gorduras de cadeia média podem aumentar seu metabolismo mais do que as gorduras de cadeia longa encontradas em alimentos como manteiga. pesquisadores descobriram que as gorduras de cadeia média aumentaram o metabolismo em 12% em comparação com as gorduras de cadeia longa, o que aumentou em apenas 4%.


  • Coma proteínas

Comer alimentos pode aumentar seu metabolismo por algumas horas. Isso é chamado de efeito térmico dos alimentos (TEF). É causada pelas calorias extras necessárias para digerir, absorver e processar os nutrientes em sua refeição. A proteína causa o maior aumento no TEF. Aumenta sua taxa metabólica em 15% a 30%, em comparação a 5 a 10% para carboidratos.



Comments


bottom of page