• Ronaldo Gorga

10 MOTIVOS PARA SUPLEMENTAR PROBIÓTICOS



As bactérias boas, mais conhecidas como probióticos, são organismos vivos que podem ser tomados como suplementos ajudando a diversificar nosso microbioma intestinal, influenciando processos biológicos por todo corpo.

Mas será que eles realmente valem a pena o consumo? Ou é apenas mais uma comida da moda? Os benefícios para nossa saúde comprovados dos probióticos são:

  • Aumenta a função cognitiva: Probióticos ajudam a manter a função cerebral, como aumentar a memória espacial e não espacial. Além de poder ajudar a controlar ansiedade, depressão, transtorno do espectro do autismo e transtorno obsessivo-compulsivo.

  • Melhora humor: Eles ajudam a reduzir pensamentos negativos associados a um humor triste.

  • Melhora a biodisponibilidade de nutrientes: Certos probióticos podem ajudar a produzir vitaminas, como B2 e B12. O lactobacillus fermentum mostrou aumentar a biodisponibilidade de cálcio, fósforo e zinco.

  • Reduz estresse e ansiedade: Probióticos ajudam a reduzir naturalmente o estresse e a ansiedade.

  • Controle de peso: Ajudam a diminuir o acumulo de gordura abdominal e ajuda a perder peso, principalmente entre pessoas afetadas por distúrbios metabólicos.

  • Controla os níveis de açúcar no sangue: Eles melhoram naturalmente a sensibilidade a insulina e níveis de colesterol bom.

  • Controla a pressão arterial: Estudos mostram que pacientes que sofrem de pressão alta podem ser capazes de controlar os níveis da pressão arterial consumindo probióticos.

  • Melhorando a saúde intestinal: Eles ajudam a manter um intestino saudável, reduzindo o risco de problemas gastrointestinais comuns.

  • Aumentando a saúde imunológica: Os probióticos ajudam a melhorar a capacidade do nosso corpo de evitar doenças, estimulando a produção de citocinas anti-inflamatórias e moderando a ação das células brancas no sangue.

  • Reduz a inflamação: Vários estudos indicam que a ingestão de probióticos ajudam a reduzir a inflamação em todo o corpo.

Portanto veja que vale a pena a suplementação de probióticos, mas você também pode encontrar em alimentos como iogurte, kefir, chucrute, kimchi, natto e missô.




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