As pedras nos rins se tornaram mais prevalentes do que nunca, com mais de meio milhão de pessoas visitando salas de emergência a cada ano devido a problemas nas pedras nos rins. Se você já sofreu com pedras nos rins, provavelmente é uma dor que você nunca esquecerá.
Existem casos em que essas pedras nos rins passam por conta própria sem causar danos ou dor. Mas normalmente elas causam dores nas laterais e costas, podem se espalhar pela parte inferior do abdômen e virilha.
Não beber água o suficiente pode ser um fator de risco para este problema, mas não é apenas isso. Quando não estamos bem hidratados, a urina fica com concentrações maiores de resíduos produzidos, incluindo substâncias que podem formar pedras, incluindo cálcio, oxalato, urato, cisteína, xantina e fosfato.
Fora isso dieta rica em açúcar, consumo excessivo de refrigerante, falta de exercícios, consumo insuficiente de cálcio, falta de magnésio e uso de certos medicamentos são fatores de riscos adicionais.
Para prevenir pedras nos rins lembre-se de algumas dicas:
Não exagere na proteína: Uma das piores coisas que você pode fazer por sua saúde é comer muita proteína. Muitas pessoas comem de três a cinco vezes mais do que o corpo realmente precisa. Uma maneira de avaliar uma quantidade saudável é calcular a massa corporal magra e ingerir meio grama de proteína por meio kg, o que geralmente varia entre 40 e 70 gramas por dia.
Limite a ingestão de frutose: A formação de cálculos renais está associada a uma dieta rica em frutose processada e outros açúcares, como o que você encontrará no refrigerante. O açúcar interfere na maneira como o cálcio e o magnésio são absorvidos, e o ácido fosforoso do refrigerante acidifica a urina, levando potencialmente a cálculos renais.
Beba mais água: A água potável é essencial para a digestão, absorção de nutrientes e eliminação oportuna. Ajuda a remover toxinas (como as que ajudam a formar pedras nos rins) e ajuda a circular o sangue como deveria.
Fique de olho na alimentação: Alimentos aparentemente aleatórios, incluindo salsa, farinha de trigo, morangos, chocolate, soja e nozes, podem desencadear um ataque de pedras nos rins em algumas pessoas. É o conteúdo de oxalato, composto de minúsculos cristais, que pode ajudar a formar pedras nos rins.
Outra coisa a lembrar é a importância do potássio se você tiver doença renal: Por ser um eletrólito e um mineral, ele desempenha papéis importantes em suas células, tecidos e órgãos, coração e digestão, além da função de seus ossos e músculos.
Comments