Desde 1975 as taxas de obesidade triplicaram no mundo todo. A obesidade pode trazer diversos riscos para a saúde como doenças cardíacas, diabetes, mas o que você talvez não imagina é que a obesidade interfere seu cérebro.
A obesidade pode causar alterações na estrutura do nosso cérebro, entre os homens o percentual de gordura corporal elevado está ligado a menor volume de massa cinzenta no cérebro. Especificamente o percentual de gordura total de 5,5% maior associou-se a 3.162mm3 de menos volume da massa cinzenta.
Essa massa cinzenta é uma camada externa do cérebro que é associada a funções cerebrais de alto nível como resolução de problemas, linguagem, memória, personalidade, planejamento e julgamento.
Nas mulheres 6,6% maior porcentual de gordura foi associado com 11,3 mm3 menor volume de globus pallidus, uma região do cérebro que apoia a motivação, cognição e ação. Saiba que excesso de gordura corporal tem sido associado a mudanças cerebrais há décadas. Em 2010 pesquisadores descobriram que gordura visceral (abdominal) está associado a um menor volume cerebral, mesmo entre adultos saudáveis de meia-idade.
Sabemos que a obesidade está associada a inflamação e a inflamação pode aumentar o risco de demência, além de menor volume cerebral, causando uma maior atrofia do que o normal conforme a idade chega.
Outro dos perigos do excesso de gordura corporal, particularmente a gordura visceral, está relacionado à liberação de proteínas e hormônios que podem causar inflamação, que por sua vez pode danificar as artérias e penetrar no fígado, afetando a quebra de açúcares e gorduras.
A resistência à insulina, uma característica da obesidade também está associada com problemas cognitivo e com Alzheimer. Além disso pessoas que comem em excesso tem o córtex pré-frontal menos ativo, essa área do cérebro é envolvida em pensamentos complexos e autocontrole, o que aumenta ainda mais a possibilidade de você exagerar nas refeições.
Ou seja, com o consumo excessivo de açúcares e alimentos processados, vem o ganho de peso e a obesidade. Essa obesidade induzida pela dieta pode levar mudanças duradouras na funcionalidades do córtex pré-frontal que impulsiona comportamentos alimentares compulsivos e pouco saudáveis.
Está cada vez mais claro que a obesidade aumenta o risco de neurodegeneração, não só através da inflamação mas também pelo aumento do estresse oxidativo. Portanto para ajudar você a perder peso, criei o Emagrecimento Gorgeous, o curso mais completo do mercado sobre emagrecimento. Não é apenas uma dieta, é um curso que promove uma mudança para o resto da sua vida, perca peso definitivamente e dê tchau ao efeito sanfona.
Comentarios