A pressão arterial é a medida da força do seu sangue, que empurra as paredes das artérias. Suas artérias transportam sangue do coração através do corpo. Embora a pressão sanguínea normalmente suba e desça ao longo do dia, ter a pressão consistentemente elevada pode danificar as artérias e coração.
Como assim? ela pode danificar e estreitar as artérias, tornando-as menos elásticas e limitando o fluxo sanguíneo. Isso pode levar a uma redução na entrega de nutrientes e oxigênio, a órgãos e músculos, incluindo o coração, podendo fazê-lo falhar.
Sabemos que o oxigênio limitado no cérebro pode levar a derrames, demência ou comprometimento cognitivo leve. E não para por aí, os rins ficam suscetíveis a insuficiência renal, pequenos vasos sanguíneo dos olhos podem levar a retinopatia, danos nos nervos ou cegueira.
Quando você é diagnosticada com pressão alta, seu médico determinara se é primaria ou secundaria. Cerca de 90% a 95% das pessoas diagnosticadas com pressão alta terão o tipo primário, o que significa que a causa subjacente não pode ser determinada.
Alguns dos fatores de risco para a pressão alta são:
Histórico familiar;
Excesso de peso ou obesidade;
Consumo excessivo ou insuficiente de potássio;
Altos níveis de estresse;
Se alguma condição de saúde subjacente estiver associada a pressão alta, o tratamento dessa condição pode ajudar a resolver a pressão alta secundaria. Apneia do sono, doença renal, problemas de tireoide, uso de analgésicos e drogas ilegais podem levar a pressão alta.
Outro fator de risco associado a pressão alta é o sedentarismo, pesquisadores descobriram que praticar mais atividade física ajuda a reduzir a pressão arterial, é uma noticia boa, porém certifique-se com seu médico se tiver doença cardíaca ou qualquer outra preexistente, antes de iniciar um programa de exercícios.
Você não irá se arrepender de utilizar a atividade física como aliado na redução da pressão, pois além disso exercícios ajudam a controlar o peso, diminuir os níveis de estresse e muito outros benefícios. E os estudos mostraram que independente de sexo, nível da pressão, tipo de atividade física, sempre há uma redução significativa na pressão arterial. mas lembre-se que você precisa exercitar regularmente e pode levar até 3 meses para que isso tenha impacto nas suas medições.
Pode ser que se você é sedentário, leve um tempo para você se acostumar com a rotina de atividade física e isso é normal. Saiba quando seu corpo precisa de descanso, comece aos poucos sem forçar nada. Mas é importante que você pare se sentir fraqueza, tontura, pressão ou dor no peito, pescoço, braço, ombro ou mandíbula. Se os sintomas não desaparecerem rapidamente ou ocorrerem mais de uma vez procure um médico.
A boa noticia é que a hipertensão é um problema de saúde que é evitável, tratável e uma rotina saudável de atividade física pode ser um aliado no tratamento, reduzindo os níveis de pressão arterial.
Comments