top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

ADOÇANTES: TÃO PERIGOSOS QUANTO AÇÚCAR



Doenças como câncer, doenças cardíacas, diabetes e derrame vem crescido cada vez mais. O gatilho para muita dessas condições são escolhas de estilo de vida, incluindo tabagismo, uso excessivo de álcool e alimentação ruim.


Grandes empresas de refrigerante, com intenção de proteger seus lucros, têm promovido a mensagem que a obesidade está sendo causada pela falta de atividade e não por uma alimentação carregada de açúcar.


Porém com muitas pessoas vem diminuindo o açúcar de suas vidas, essas empresas criaram versões de seus produtos com o adoçante artificial, aspartame. Acredita-se que esse adoçante trás um grande risco, pois dados recentes mostram uma associação entre adoçantes e taxas crescentes de mortalidade.


Essa pesquisa envolveu participantes de 10 países europeus e o resultado mostrou que houve uma mortalidade por todas as causas mais alta naqueles que bebiam dois ou mais copo de refrigerantes por dia, desde a versão normal adoçado com açúcar e também as versões que utilizavam aspartame.


Houve associação entre refrigerantes adoçados artificialmente com morte por doença circulatória, bem como vínculo dessas bebidas versão normal com morte por doenças digestivas.


O adoçante mais famoso no mundo é o aspartame e há ligação entre o aumento do número de pessoas obesas, com o uso generalizado de adoçantes artificiais, pois adoçantes artificiais não ativam o caminho da recompensa da mesma forma que adoçantes naturais. Além disso eles incentivam o desejo e dependência do açúcar, acostumando nosso paladar com um gosto muito doce.


A falsa ideia de que adoçante artificial é saudável e uma opção muito melhor que açúcar, fez com que a população do mundo toda fosse enganada a seguir um estilo de vida que parecia ser mais saudável, porém continuava a incentivar o ganho de peso e outras doenças.


Como mesmo após diversos estudos o uso do aspartame continuou, pesquisas continuaram sendo feitas para conseguir mostrar para a população o vilão que esse adoçante é. Um estudo, fez com que adultos saudáveis tivesse um dieta rica por aspartame durante 8 dias depois uma dieta com baixo nível de aspartame, com um tempo de duas semanas entre elas.


Durante o alto consumo de aspartame, indivíduos sofreram depressão, mau humor, dor de cabeça, desempenho pior nos testes de orientação espacial, comprovando que o aspartame teve efeito significativo na saúde neurocomportamental. Foi relatado que ele pode desencadear insônia e convulsões relacionadas a alterações nas concentrações de catecolamina no cérebro.


Portando se você busca uma saúde melhor e perder ou manter o peso, esqueça o consumo de adoçantes artificiais. Sabemos que eles podem fazer com que você aumente o consumo de calorias, descubra o porque aqui.


Para perder peso, acesse o Emagrecimento Gorgeous, um curso completo feito por mim sobre emagrecimento, lá você vai aprender como eliminar as gorduras extras e ainda melhorar sua saúde, qualidade do sono, alimentação, autoestima, sua parte estética e muito mais.



bottom of page