top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

COMO EVITAR ACNE NA VIDA ADULTA?



A acne é uma das condições mais comuns de pele, afetando quase 85% das pessoas entre 12 e 24 anos. A acne não apenas deixa marcas físicas, como cravos, inflamações e cicatrizes, mas também pode causar feridas psicológicas na forma de ansiedade, depressão, autoestima baixa, ainda mais quando mesmo após a adolescência você continua lidando com a acne.


Embora seu dermatologista possa prescrever tratamentos tópicos, antibióticos orais ou até mesmo medicamentos prescritos como isotretinoina em casos graves de acne, sabemos que os efeitos colaterais podem ser arriscados, como depressão, suicídio, doença inflamatória intestinal, convulsões e inchaço cerebral.


Mas então qual é uma maneira segura de tratar a acne na vida adulta? Naturalmente, dê uma olhada na sua dieta e hábitos do seu estilo de vida para tentar diminuir o que pode estar causando a inflamação.


Assim como outras doenças crônicas que aumentam cada vez mais na sociedade ocidental como diabetes, doenças cardíacas e obesidade, a acne é muito menos problemática na sociedade oriental, onde carboidratos e açúcares são consumidos em quantidades menores. Existem evidencias solidas de que dietas ricas em açúcares e carboidratos são a principal causa da acne.


Juntamente com beber muita água, manter-se fisicamente ativo, usar cosméticos não comedogênicos, controlar os níveis de estresse e ter uma alimentação boa com grande parte vegetais e legumes são as mudanças para se livrar da acne.


É importante também evitar carboidratos, dar preferência para carboidratos que vem em vegetais, pois o corpo lida de maneira diferente, esses carboidratos demoram para se transformar em açúcares, com um impacto mínimo de insulina, enquanto a digestão dos carboidrato normais aumenta a insulina rapidamente e o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1) que é uma proteína produzida no fígado em resposta ao hormônio de crescimento.


Níveis mais altos de IGF-1 podem levar ao aumento de hormônios masculinos, que fazem com que os poros secretem mais sebo, um substância oleosa que prende as bactérias promotoras da acne. O IGF-1 também faz com que as células da pele (conhecidas como queratinócitos) se multipliquem, um processo associado à acne.


Portanto se você é adulto e sofre com acne, busque mudanças saudáveis na alimentação e estilo de vida. Esqueça os carboidratos e grãos na sua dieta, pois eles podem ser o vilão da acne.


Para quem tem problemas em evitar açúcar e carboidratos, não conseguem ter controle da própria alimentação e estão sempre acabando com dietas e estilo de vida saudável por conta disso, conheça o Guia Anti-Desejos Alimentares, um curso que vai ensinar estrategias e melhorar seu lado psicológico para conseguir ter autocontrole.



bottom of page