• Ronaldo Gorga

Treinamento Físico




Motivações erradas


A maioria das pessoas sabe que o exercício pode beneficiar sua saúde de várias maneiras. Mas por que a maioria das pessoas não encontra tempo para fazer isso, especialmente quando os benefícios incluem um humor melhor, uma pele mais bonita e um corpo mais tonificado?

A menos que haja razões médicas, estas são algumas das desculpas mais comuns:


· sudorese

· Cansaço

· músculos doloridos

· desconforto ao se exercitar

· Ver o exercício como chato

· Falta de tempo

· medo de lesão

· Eu não gosto mesmo que eu tentei

· Os programas de exercícios são muito extenuantes

· Eu não gosto de me exercitar na frente dos outros

· Eu não sei como fazer isso e eu não quero perguntar


É verdade que começar é o mais difícil. As estratégias a seguir ajudarão você a se exercitar quando não se sentir motivado:


· Escolha músicas, vídeos e livros que o motivem – Escolher músicas que o emocionem, vídeos que o energizem e livros que contenham mensagens inspiradoras podem motivá-lo o suficiente.

· Mantenha-se responsável: um parceiro de treinamento pode ajudar a motivá-lo. Da mesma forma, manter um diário ou ingressar em um grupo online pode funcionar da mesma maneira. Um diário também o ajudará a acompanhar seu progresso à medida que avança no programa de treinamento.

· Veja seu treino como positivo – Antecipar que o exercício será chato é uma das principais razões para a diminuição da motivação. Mude sua perspectiva e concentre-se nos benefícios que você pode obter.

· Exercite-se dentro de seus limites – Exercitar-se além de suas capacidades pode afetar negativamente seu humor até que você não ache mais divertido. Em vez disso, encontre um exercício que você goste e que esteja ao seu alcance, mesmo que seja desafiador.

· Altere seu ambiente — Fazer algumas alterações em seu ambiente pode ser útil. Manter o equipamento de exercício em um local visível pode ajudá-lo a se lembrar de se exercitar.


A importância de estabelecer metas de condicionamento físico

As metas de condicionamento físico podem ajudá-lo a acompanhar seu progresso e maximizar seu tempo e esforço. As etapas a seguir podem ajudá-lo a definir suas metas:

1. Desejo de boa saúde e boa forma física — Cultivar um desejo profundo (em vez de medo) de fazer o que for preciso para tornar seu corpo mais forte é uma ótima maneira de alcançar uma saúde melhor.

2. Acredite que você pode fazer isso – Acredite em você e que seu objetivo é possível. Para facilitar as coisas, é necessário começar com metas realistas e alcançáveis ​​de curto prazo e depois buscar metas de longo prazo.

3. Documente suas metas — Para solidificar suas intenções, é uma boa ideia documentá-las. Se não forem documentados, tornam-se uma fantasia. Como mencionado acima, você precisa listar algumas metas que você acha que pode realizar em um período de algumas semanas. Em seguida, é recomendável fazer uma lista do que você deseja alcançar em alguns meses até chegar ao ano.

4. Liste todos os benefícios obtidos ao atingir seus objetivos e não tenha medo de se apaixonar por isso: Sentir-se emocionalmente ligado aos benefícios será um grande motivador.

5. Analise sua posição, que é seu ponto de partida – é aqui que os objetivos se resumem a números específicos. Por exemplo, documente sua meta de peso se a meta for perder o excesso de peso.

6. Defina um prazo — Ter um prazo cria uma linha do tempo que indica que a meta terá um fim definido. Não importa se você perder esse prazo. Você pode considerar um termo diferente com base no que aprendeu ao longo do caminho. Mas não se esqueça de que definir um prazo irrealista pode prepará-lo para o fracasso. Portanto, é necessário determinar um prazo ambicioso, mas acessível.

7. Liste todos os obstáculos que estão entre você e seu objetivo – Tente pensar em todas as situações que podem atrapalhar seu objetivo. Como podem ser fatores intrínsecos ou extrínsecos, desde não querer desistir de sua bebida favorita até estar com alguém que o deixa desconfortável com seus objetivos de condicionamento físico. Depois de identificar os obstáculos, liste as coisas que você pode fazer para evitá-los. Por exemplo, traga uma lista de bebidas saudáveis ​​que você pode escolher em vez de bebidas gaseificadas.

8. Identifique as informações necessárias para atingir seu objetivo — É importante investigar se você sente que não tem conhecimento. É importante educar-se para ajudá-lo a conseguir isso.

9. Liste todas as pessoas que podem ajudá-lo a atingir seu objetivo — Pedir ajuda é sempre uma boa ideia porque você pode não ter experiência em algumas áreas. Você pode entrar em contato com especialistas, como médicos ou treinadores. Amigos e familiares experientes também podem ajudar.

10. Plano — Documente os detalhes do seu plano, como datas, estatísticas e exercícios. Peça ajuda aos seus colegas para criar o plano se você não souber como fazê-lo.

11. Visualize – Tente visualizar a si mesmo alcançando seus objetivos. É importante imaginar-se para alcançá-lo.

12. Decida de antemão que você nunca vai desistir: não importa o que aconteça, você precisa se comprometer com seus objetivos. Não há problema em falhar de vez em quando, mas certifique-se de tentar novamente.

13. As Técnicas de Libertação Emocional (EFT) trabalham para definir seus objetivos e alcançá-los – Embora muitas pessoas subestimem essa técnica, a saúde emocional é importante para a saúde física e a cura. Não importa o quão dedicado você seja à sua dieta ou estilo de vida, é improvável que você atinja seus objetivos se as barreiras emocionais ficarem no caminho.


Aproveite os monitores de exercícios

Para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, você pode usar um rastreador de fitness. Esses dispositivos estão ganhando popularidade entre as pessoas que desejam rastrear o número de passos que dão, bem como a quantidade de comida que ingerem, pois ajudam a contar carboidratos ou calorias. Por qualquer motivo, vale a pena aproveitar essa tecnologia.

É importante escolher um rastreador de fitness adequado. Como o mercado está repleto de muitos modelos de diferentes preços, é importante considerar o seguinte:

· Experimente antes de comprar — é importante verificar os recursos antes de comprar um novo dispositivo. Talvez seja necessário baixar um aplicativo para ver seus benefícios.

· Determine o que você deseja rastrear — os monitores podem captar todos os tipos de números diferentes. Escolha o que é importante para você para que você possa escolher o melhor produto com o melhor preço.

· Proteja suas informações — Procure um monitor de atividade que ofereça uma forte proteção de dados para evitar que hackers obtenham suas informações pessoais.

· Se possível, adapte o rastreador à sua atividade física — Se você gosta de um esporte específico, é importante encontrar um rastreador adaptado a essa atividade.

· Reconheça a diferença entre etapas e atividade — Os melhores monitores podem distinguir entre as etapas que você deu durante o dia e a atividade, que é um período em que você está fisicamente ativo.

Fontes e Referências

· OMS, "Atividades Físicas"

· The University of Aberdeen News, 4 de outubro de 2016, Quer um novo corpo? Obtenha um novo "amigo"!