
Hoje em dia temos uma facilidade em relação ao acesso a comida, além de uma gama de informações confusas e incorretas que apoiam o ganho de peso. O excesso de peso é uma resposta ao consumo em demasia de alimentos, normalmente não saudáveis.
Sempre vemos noticias, informações em como o ganho de peso pode ser prejudicial mas não ingerir calorias suficiente pode ser um problema, seja por restrição alimentar (dietas), diminuição do apetite ou outros motivos.
Mais importante que consumir calorias suficientes, precisamos consumir nutrientes suficientes, buscando ingerir uma variedade dos mais saudáveis.
Portanto hoje vou abordar sinais que podem indicar que você não está comendo o suficiente
Pouca energia
Calorias são unidades de energia que nosso corpo utiliza para funcionar. Quando não ingerimos as calorias necessárias é comum ficarmos cansados na maior parte do tempo, com fadiga.
Fome constante
Estar com fome o tempo todo é um dos sinais mais óbvios de que não estamos comendo o suficiente. Foi provado que o apetite e desejos alimentares aumentam em resposta a restrição drástica de calorias, devido a alterações nos níveis de hormônios que controlam a fome e saciedade (leptina e grelina). Fora isso a baixa ingestão de calorias aumenta a produção de cortisol, hormônio do estresse, associado a fome e ao aumento da gordura da barriga.
Irritabilidade
Se pequenas coisas forem causadores de picos de estresse em você, isso pode estar relacionado a não comer suficiente. Estudos provaram que irritabilidade foi associado com dietas e padrões alimentares restritivos Como dito acima, aumenta o cortisol.
Sentir frio o tempo todo
O corpo humano precisa queimar um certo número de calorias para criar calor e manter uma temperatura corporal saudável. Portanto reduzir muito as calorias ingeridas pode ser a causa de uma temperatura mais baixa.
Não conseguir engravidar
O hipotálamo e a glândula pituitária localizadas no cérebro trabalham juntos para manter o equilíbrio hormonal, incluindo a saúde reprodutiva. O hipotálamo recebe sinais do seu corpo que informam quando os níveis hormonais precisam ser ajustados. Com base nesses sinais o hipotálamo produz hormônios que estimulam ou inibem a produção de estrogênio, progesterona e outros hormônios. Pesquisas mostraram que esse sistema é sensível a mudanças na ingestão de calorias e no peso. Quando a ingestão de calorias é pouca, os sinais podem ficar prejudicados levando a alterações na quantidade de hormônios liberados, fazendo com que a gravidez seja mais difícil de ocorrer.
Perda de cabelo
É normal perder cabelo diariamente, no entanto uma queda excessiva, diferente do normal pode ser sinal que não estamos comendo o suficiente. Muitos nutrientes são necessários para manter o crescimento normal e saudável do calor. Basicamente quando não ingerimos nutrientes suficientes, o corpo prioriza a saúde do coração, cérebro e outros órgãos sobre o crescimento de cabelo.
Portanto não comece dietas loucas que são baseadas apenas na restrição de calorias, busque ter uma alimentação saudável, com todos os nutrientes que nosso corpo precisa numa quantidade moderada. Assim você terá saúde e ainda vai conseguir manter seu peso naturalmente.
Comments