Com mais de 300 articulações, nosso corpo foi feito para se movimentar. Porém a tecnologia atual criou incríveis maneiras de compartilhar informações e também aumentou o número de horas que ficamos sentados. É provável que a maioria das pessoas estejam sentadas enquanto leem esse artigo.
Cerca de 60% das pessoas em todo mundo passam mais de 3 horas sentadas por dia e apenas 1 hora de treino não consegue neutralizar os efeitos de ficar sentado. Pessoas que permanecem muito tempo sentado tem maiores riscos de doenças e de morte precoce.
Para conseguir reduzir estes riscos é recomendado exercícios aeróbicos de intensidade moderada por 2,5 horas toda semana, além de atividades de força duas ou mais vezes por semana. Já na hora que estiver sentado, se levante a cada 30 minutos consecutivos sentados e caminhe por cinco minutos em ritmo acelerado para reduzir os riscos à sua saúde. Se esforce para ficar sentado o mínimo possível.
Mas o que acontece quando ficamos sentados por muito tempo?
Coração
Sentado os músculos queimam menos gorduras e o sangue flui menos lentamente, acarretando em maior chance de hipertensão.
Pâncreas
Ficar sentado 8 horas por dia tem sido associado a um aumento de 90% no risco de diabetes tipo 2 além de serem mais propensos a doenças cardíacas.
Câncer
Ficar muito tempo sentado pode aumentar o risco de câncer de colón, mama, pulmão e uterino. Isto se da pelo excesso de produção de insulina que estimula o crescimento celular. Outro risco pode estar relacionado ao ganho de peso e alterações bioquímicas associadas como alterações hormonais, disfunção metabólica e disfunção da leptina.
Digestão
Quando permanecemos sentados após comer, a digestão é retardada, além do nosso conteúdo abdominal ficar comprimido, acarretando em cólicas, inchaço, azia e constipação.
Cérebro
A nossa função cerebral diminui quando ficamos sedentário por muito tempo. O cérebro vai ter menos oxigênio, que são necessários para desencadear a liberação de substancias químicas que melhoram o cérebro e humor.
Postura
Ficar sentado com a cabeça e pescoço para frente acarreta à tensão da vertebra cervical, causando dores no pescoço, ombros e nas costas.
Pernas
Ficar sentado má circulação nas pernas, causando inchaço nos tornozelos, varizes e coágulos sanguíneos conhecidos como trombose venosa profunda.
Outro fato importante quando ficar sentado é cuidar da postura, pois isso ajuda a reduzir os problemas como dor lombar. Sente-se com as costas retas e os ombros para trás, puxando as omoplatas para baixo. Suas nadegas devem tocar a parte de trás de sua cadeira e sua cabeça ereta, distribua seu peso uniformemente sobre os dois quadris, com os joelhos dobrados em ângulo reto e os pês apoiados no chão.
Se você trabalhar em frente ao computador coloque a tela em uma altura que sua cabeça permaneça nivelada. Também evite ficar sentado por mais de 20 minuto, levante, caminhe, pois, ajuda no aumento do fluxo sanguíneo.
Comentarios