• Ronaldo Gorga

8 MITOS DO MUNDO FITNESS



Você que treina, é normal ouvir diferentes dicas e sempre há o aparecimento de uma nova tendência, pode ser uma luta separar o fitness da ficção.

Portanto aqui vou listar 8 equívocos do mundo fitness para que você aproveite ao máximo seus treinos.

  1. Exercícios não ajudam no combate do envelhecimento:O exercício regular é claramente capaz de ajudar a neutralizar alguns dos efeitos negativos do envelhecimento, eles podem ajudar a melhorar a saúde do coração.

  2. O metabolismo é o principal fator do ganho de peso com a idade:O ganho de peso relacionado a idade tem mais a ver com a dieta e nível de atividade do que com o metabolismo e a melhor forma de não ganhar peso com a idade é se manter ativo. Mas lembre-se também de evitar alimentos que causam inflamações crônicas, podendo causar sensibilidades alimentares.

  3. O melhor momento para se exercitar é de manha: O melhor momento varia de pessoa para pessoa, cada horário vai ser melhor para cada um, escolha uma hora do dia em que você tenha tempo suficiente para ter um treino de qualidade. Porém se você preferir se exercitar de manha, ficará feliz em saber que praticar atividades físicas de jejum ajuda a prevenir o ganho de peso e a resistência a insulina. Alguns estudos mostraram que exercícios no final da tarde são bons em uma perspectiva hormonal, especialmente se estiver sendo feito o treino de força e exercícios de tarde ajuda regular os ritmos circadianos, sabemos que ritmos circadianos interrompidos aumentam a chance de diabetes, hipertensão arterial, perda de memoria, transtorno de humor e obesidade. Como podemos ver há benefícios diferentes, mas basta você escolher a melhor hora para que isso se torne um habito ao longo do tempo.

  4. Treino transforma gordura em músculo: Você não pode transformar gordura em músculos, mas você pode usar o exercício para transformar seu corpo. A realidade é que os exercícios reduzem os níveis de gordura e aumenta a massa muscular, não há uma conversão de um para outro. De acordo com uma pesquisa da Universidade de New South Wales em Sydney o pulmão é o principal órgão excretor da gordura, exalando 84% da gordura na forma de dióxido de carbono enquanto os 16% restantes são excretados como água através de fluidos corporais.

  5. Só preciso de exercício para perder peso: da mesma maneira que você não consegue perder peso só com a dieta, exercícios físicos sozinhos não são o suficiente. É necessário ter um cuidado com a dieta, planejando suas refeições, evitando frutose e açúcar, comendo mais vegetais.

  6. Demora algumas semanas para ficar fora de forma: O tecido muscular pode quebrar dentro da primeira semana em que você para de se exercitar. Você precisa se motivar a sempre continuar se exercitando, é uma sensação horrível perder o tônus muscular de quando você estava se exercitando.

7. Exercícios físicos não ajudam o cérebro: Na verdade o exercício físico está entre uma das melhores maneiras para garantir um cérebro saudável. De fato, há muitas evidências de que o exercício físico, especialmente o treinamento de força, é de vital importância para o funcionamento saudável do cérebro e do sistema nervoso. Os exercícios de membros inferiores diz ao cérebro para produzir neurônios saudáveis essenciais para lidar com o estresse.

8. IMC é uma medida precisa da sua saúde: Invés de usar o IMC alguns especialistas vem preferindo usar a relação da medida da cintura e quadril, sendo mais precisa que o IMC que é considerado desatualizado.A principal razão pela qual o IMC é uma ferramenta falha refere-se ao uso do peso como medida do risco de sua doença. Na realidade, uma alta porcentagem de gordura corporal está correlacionada a um maior risco de doença.Como seu peso varia de acordo com a densidade de sua estrutura óssea, você pode pesar mais se for de ossos grandes, mas não necessariamente possuir uma proporção maior de gordura corporal do que o normal.


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