Você já deve ter ouvido que o chá tem efeito estimulante no cérebro, logo pensamos na cafeína contida nele, porém você pode ficar surpreso em saber que o chá contém 4 substâncias com esse efeito.
Com certeza o mais conhecido é a cafeína citada acima, um potente estimulante que podemos encontrar também no café. Além disso contém duas substâncias relacionadas à cafeína: teobromina e teofilina. Também fornece um aminoácido bastante único chamado L-teanina que tem diversos efeitos interessantes no cérebro.
Vamos começar falando da cafeína, o chá não fornece tanta cafeína quanto uma xícara de café,uma xícara de café pode fornecer de 100 a 300 mg de cafeína, enquanto de chá fornece de 20 a 60 mg, porém ainda estimula o sistema nervoso central, aumenta o estado de vigilância e tira o sono.
Existem teorias de como a cafeína funciona em nosso corpo, uma delas é que ela bloqueia um neurotransmissor chamado adenosina, quanto maior o numero de adenosina, maior será o sono, com efeito de inibir ele, a cafeína reverte esse efeito.
Já a teofilina e teobromina estão relacionados à cafeína e pertencem a uma classe de compostos orgânicos chamados xantinas. Amos tem efeitos fisiológicos no corpo. A teofilina relaxa os músculos das vias aéreas, facilitando a respiração enquanto estimula a taxa e força das contrações cardíacas.
A teobromina também pode estimular o coração, mas tem um efeito diurético leve e melhora o fluxo sanguíneo ao redor do corpo, levando a uma redução da pressão arterial. Porém a quantidade dessas substâncias em uma xícara é muito pequena, porém parte da cafeína que ingerimos é metabolizada nelas, então indiretamente teremos os benefícios.
O mais interessante é o aminoácido L-teanina, ela assim como a cafeína, teofilina e teobromina, ela pode entrar no cérebro atravessando a barreira hematoencefálica. Esse aminoácido aumenta a formação de ondas cerebrais chamadas ondas alfa que ajudam na concentração. A L-teanina pode afetar neurotransmissores no cérebro como dopamina e GABA.
Então o chá pode ser uma alternativa saudável para quem é sensível às altas quantidades de cafeína no café. Devido a L-teanina e seu efeito nas ondas alfa no cérebro, também pode ser uma escolha melhor do que o café para aqueles que precisam se concentrar por longos períodos.
O chá pode lhe deixar relaxado, concentrado e sem aquela sensação de ansiedade excessiva que a cafeína do café pode dar. Acredito que o chá é a melhor opção para trabalhar no computador ou estudar, já o café é mais adequados para atividade física.
Comments