top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

CONFUSÃO MUSCULAR: O QUE É? FUNCIONA?



Você já deve ter escutado que para ter condicionamento físico e músculos, precisamos de uma diversidade em sua rotina de exercícios. Pois quando realizamos a mesma rotina de exercícios diariamente, nossos músculos se acostumam.


Esse método de treinamento é chamado confusão muscular, pois adepto garantem que um treinamento sem pesos, repetições e exercícios constantes pode "confundir" os músculos, pois eles serão forçados a se adaptar às demandas em constante mudança, melhorando assim o crescimento, força, permitindo evitar platôs de treinamento.


Esse termo confusão muscular foi dado para descrever os efeitos da variação constante da seleção de exercícios como um meio de fornecer um novo estímulo que aprimora as adaptações musculares. Porém será que ele realmente funciona como esperado?


Estudos feitos pelo The New York time mostrou que a tática de confundir os músculos não funciona como o esperado, porém sabemos que as pessoas que utilizam desse método relatam uma maior motivação para ir na academia, o que pode ser um componente importante para aprimorar a forma física.


O que sugere que os músculos não são afetados por rotinas variáveis de exercícios, o que é afetado é a mente, que sente-se motivada por não estar caindo na mesma rotina de exercícios todo dia.


Se você busca maximizar sua construção muscular, um programa convencional pode ser uma aposta melhor, mas lembre-se que isso requer desafios, mesmo aderindo esse treino, você precisará ir aumentando gradativamente seu peso e repetições.


Se para você seguir uma rotina convencional de treino causa tédio, busque mudar exercícios de cardio, por exemplo, isso não afetará negativamente sua hipertrofia muscular.

Além disso você pode acabar como tédio certificando-se que sua rotina de exercícios se adapte à sua personalidade, seus gostos.


Portanto, lembre-se que sua capacidade de aderir uma rotina regular de exercícios pode ter muito a ver com a maneira que você define seus objetivos, o modo que você enxerga o exercício. A sua perspectiva sobre eles devem ser leves e não deixar que isso se torne massante e uma obrigação chata.


O processo de reformular como você enxerga os exercícios começa na sua cabeça, em vez de penar no exercício como uma atividade que vai atrapalhar seu tempo livre, ou de socializar com amigos, pense que os exercícios são uma maneira para fazer com que seus desejos e metas aconteçam.



bottom of page