top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

Aumente seu poder cerebral com esses 11 super alimentos


Seu cérebro precisa de um impulso? Em vez de consumir cafeína, tente complementar sua dieta com esses 11 super alimentos que estimulam o cérebro:


1. Nozes

As nozes são uma boa fonte de gorduras ômega-3 à base de plantas, fitoesteróis naturais e antioxidantes, que demonstraram reverter o envelhecimento cerebral. Descobriu-se que o ômega-3 DHA nas nozes também aumenta a função cerebral e até promove a cura do cérebro.

2. Acelga

A acelga está cheia de antioxidantes e nitratos que aumentam o fornecimento de sangue ao cérebro e melhoram o desempenho cognitivo.

3. Coco

O óleo de coco MCT desempenha um papel fundamental no abastecimento do cérebro, reduzindo a inflamação e prevenindo a perda de memória.

4. Alho

Estudos sugerem que o alho pode ajudar a proteger a saúde do cérebro, combatendo problemas relacionados à idade e à saúde intestinal relacionados à função cognitiva. O alho também oferece poderosos efeitos anti-inflamatórios e demonstrou ajudar a melhorar a memória de reconhecimento de curto prazo.

5. Mirtilos

Os antioxidantes e outros fitoquímicos nos mirtilos têm sido associados a melhorias no aprendizado, pensamento e memória, juntamente com reduções no estresse oxidativo neurodegenerativo.

6. Brócolis e couve-flor

Esses super vegetais são uma boa fonte de colina, uma vitamina B conhecida por seu papel no desenvolvimento do cérebro. Estudos mostram que a colina pode melhorar a função cognitiva, aprendizado, memória e retardar o declínio relacionado à idade.

7. Azeite extra virgem prensado a frio

O azeite extra virgem prensado a frio é embalado com polifenóis que estimulam o cérebro – poderosos antioxidantes que podem ajudar a melhorar o aprendizado, a memória e reduzir os sinais de envelhecimento no cérebro.

8. Caldo de osso

O caldo de osso beneficia o cérebro começando no intestino. Pode ajudar a reduzir os sintomas do intestino permeável, que por sua vez protege o cérebro da inflamação de bactérias intestinais nocivas.

9. Aipo

O aipo é uma rica fonte de luteolina, um composto vegetal que pode ajudar a acalmar a inflamação no cérebro e reduzir a neurodegeneração.

10. Cúrcuma

Graças ao seu conteúdo de curcumina, a cúrcuma oferece poderosas propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a inibir o acúmulo de beta-amilóide destrutivo no cérebro e quebrar a placa. Também foi demonstrado que aumenta a memória e estimula a produção de novas células cerebrais.

11. Salmão selvagem do Alasca

O salmão selvagem do Alasca contém gorduras ômega-3 que ajudam na inflamação do corpo, incluindo o cérebro.


bottom of page