• Ronaldo Gorga

Alimentos que têm um impacto negativo na pele


Quando se trata de nutrição adequada para uma pele saudável e jovem, você precisa saber o que comer e o que evitar. Comer certos alimentos para uma pele saudável enquanto come alguns dos mais prejudiciais provavelmente não terá um impacto significativo.

Por exemplo, a resistência à insulina e à leptina são grandes aceleradores do processo de envelhecimento, afetando tanto o interior quanto o exterior, por isso é importante manter os níveis de insulina e leptina baixos se você quiser manter uma aparência jovem - para não mencionar a saúde ideal.

A maneira mais eficaz de fazer isso é reduzir e eliminar grãos e açúcar, especialmente frutose, de sua dieta. O que isso significa é que, se você quiser colher os benefícios dos alimentos que discutirei mais adiante, é melhor não beber refrigerante...


Drogas e álcool são claramente inimigos de uma pele brilhante, mas alimentos processados, gorduras trans, sal de mesa processado e produtos lácteos pasteurizados também são culpados comuns.


A Pele Saudável Começa Dentro do Seu Corpo

Donna Gates, autora de The Body Ecology Diet, oferece ótimos conselhos sobre como melhorar sua aparência através de sua dieta e explica por que os alimentos têm um impacto tão profundo em sua pele.

Simplificando, para ter uma pele clara e saudável, você precisa garantir que seu corpo esteja relativamente livre de toxinas, portanto, é essencial limpar seu corpo de substâncias nocivas enquanto consome os melhores nutrientes.

Os órgãos responsáveis ​​por proporcionar uma pele bonita incluem o fígado, os rins, as glândulas supra-renais, a tireóide e os intestinos grosso e delgado.


· O Fígado e os Rins são os dois órgãos que filtram permanentemente as impurezas. Se sua dieta não for ideal, esses dois órgãos podem facilmente ficar sobrecarregados, o que pode levar a erupções cutâneas e outros problemas de pele.


· As glândulas adrenais geram muitos hormônios essenciais, como pregnenolona, ​​DHEA, estrogênio, progesterona e testosterona. Desequilíbrios hormonais também podem causar problemas de pele, de modo que a função adrenal também é importante.


· Uma tireoide bem nutrida e energética também fornece hormônios e trabalha em estreita colaboração com as glândulas supra-renais para criar energia. Pele seca, escamosa e lenta pode ser evidência de uma tireóide fraca.


· Os intestinos fornecem nutrientes para todos os órgãos e removem os resíduos do seu corpo. Quando os resíduos destinados à eliminação permanecem nos intestinos, sua pele fica espessa, oleosa e manchada. A pele pura e sem falhas é tipicamente um reflexo de intestinos limpos.


Comer uma dieta saudável com foco em alimentos orgânicos integrais biodisponíveis é sua estratégia número um para ajudar a desintoxicar seu corpo naturalmente, fornecendo os nutrientes necessários que seu corpo precisa para prosperar. Dito isto, alguns alimentos são especialmente eficazes na promoção de uma pele bonita e clara.


Alimentos que promovem uma pele bonita

Uma das primeiras estratégias que você pode usar para melhorar a saúde da sua pele é certificar-se de obter gorduras ômega-3 suficientes de alta qualidade. Este é um indicador tão confiável que você normalmente poderia dizer a alguém suas necessidades de ômega-3 simplesmente segurando sua mão. Se sua mão não é lisa como o bumbum de um bebê, isso geralmente é uma forte indicação de que você é deficiente.

A Discovery Health concorda com este ponto, mas recomenda o marisco como fonte primária de gorduras ômega 3. Eu simplesmente não posso concordar com esta recomendação, pois os estoques de peixes em todo o mundo estão agora tão poluídos que as toxinas que você consome do peixe provavelmente o farão muito. mais mal do que bem.

Em vez disso, recomendo tomar um suplemento de ômega-3 de alta qualidade. Meu favorito é o óleo de krill, pois seus benefícios para a saúde geralmente superam os do óleo de peixe comum, em grande parte porque é muito mais biodisponível, melhor protegido com antioxidantes e, portanto, não rançoso e muito mais sustentável que o óleo de peixe.


Dito isto, se você tiver problemas de pele seca, certifique-se de ingerir gorduras ômega 3. Nos meses mais frios e secos do inverno, pode ser necessário aumentar sua dose. Os vegetais também são essenciais para criar uma pele saudável e bonita. Eu vi mulheres de 75 anos que, na minha experiência, pareciam estar na casa dos 40, praticamente sem rugas faciais.

A maioria deles bebia grandes quantidades de suco e levava estilos de vida saudáveis. Essa revelação foi uma das razões pelas quais comecei a fazer meu próprio suco.

Os vegetais são ricos em água e nutrientes (incluindo minerais essenciais) e promovem o funcionamento ideal dos seus sistemas naturais de desintoxicação. Por exemplo, a função hepática saudável é suportada por vegetais folhosos verde-escuros, como:


· Chlorella

· Couve

· Espinafre

· Dente de leão

· Brócolis


Uma maneira fácil de certificar-se de que você está consumindo vegetais frescos o suficiente em sua dieta é fazer sucos. Para obter melhores resultados, você precisará ajustar a quantidade de suco, juntamente com os tipos de vegetais que usa.

Por exemplo, eu mantenho minha ingestão diária de suco em torno de 12 onças e muitas vezes suco de aipo e espinafre.

Em geral, certifique-se de incluir muitos alimentos integrais e não processados ​​em sua dieta, incluindo laticínios crus, se você não tiver alergia a laticínios, pois essa é outra chave central para manter a pele jovem. Lembre-se de que no início deste artigo mencionei que os laticínios são um alimento potencialmente nocivo, mas estava me referindo aos laticínios pasteurizados.

Não é o alimento em si que está causando o problema, mas a maneira como ele é alterado de seu estado natural que o torna prejudicial à sua saúde. Os laticínios crus geralmente não têm um efeito prejudicial na pele. Outros alimentos que são conhecidos por contribuir para uma pele saudável incluem gorduras e óleos crus e virgens. O óleo de coco é especialmente bom para a tireoide. Certifique-se também de incluir muitos alimentos ricos em antioxidantes em sua dieta. A maioria das bagas se enquadra nesta categoria.

Outro grupo de alimentos que vale a pena mencionar são os fermentados e os alimentos cultivados.

Alimentos fermentados ajudam a promover o crescimento da flora intestinal e auxiliam na digestão. Eles também apoiam a função imunológica saudável, incluindo um aumento nas vitaminas B, ácidos graxos ômega 3, enzimas digestivas, lactase e ácido lático e outros produtos químicos imunológicos que combatem bactérias nocivas.

A Discovery Health sugere uma série de alimentos para prestar atenção se você deseja uma pele bonita. Aqui estão algumas de suas sugestões:


· Frutos Secos

Os benefícios das nozes - especialmente as amêndoas - têm a ver com a atividade antioxidante. A vitamina E combate os radicais livres que envelhecem a pele e também ajuda a manter a pele hidratada.

· Legumes verdes e vermelhos

Os vegetais alaranjados estão cheios de betacaroteno. Seu corpo converte beta-caroteno em vitamina A, o que previne danos celulares e envelhecimento prematuro. Espinafre e outros alimentos de folhas verdes também fornecem muita vitamina A.

· Frutas Cítricas

A vitamina C ajuda na produção de colágeno do corpo, que é a proteína que forma a estrutura básica da pele. A quebra de colágeno pode deixar sua pele deformada, mas a vitamina C ajudará a repará-la.

Outros fatores de estilo de vida que afetam sua pele


O exercício é outro fator crucial para uma pele bonita, e se você puder se afastar da aeróbica e mudar para exercícios intervalados de alta intensidade como o Peak 8, você naturalmente aumentará seu hormônio do crescimento, o que pode diminuir radicalmente sua taxa de envelhecimento.

Ter uma boa noite de sono e lidar adequadamente com o estresse emocional são chaves adicionais para recuperar sua aparência física ideal. Uma das melhores maneiras de lidar com os desafios emocionais (que também podem levar à insônia) é com técnicas de acupressão psicológica, como a Técnica de Libertação Emocional (EFT).

O que você coloca na sua pele também importa!


Há muita controvérsia sobre se é ou não verdade que alguns ingredientes podem realmente ter um impacto na sua pele quando aplicados topicamente. A oxidação causada pelos radicais livres está relacionada ao envelhecimento prematuro da pele. Como mencionado acima, consumir alimentos ricos em antioxidantes é uma parte do quebra-cabeça na prevenção de danos prematuros à pele.

Os antioxidantes também podem oferecer proteção contra esse tipo de dano quando aplicados topicamente. No entanto, pode ser difícil encontrar produtos que contenham esses ingredientes em quantidades suficientes para fazer a diferença. Os produtos para a pele são famosos por conterem uma infinidade de produtos químicos perigosos, enquanto promovem ingredientes saudáveis ​​encontrados apenas em pequenas quantidades.

É muito importante entender que quase tudo que você coloca na pele é absorvido pelo seu corpo, e é por isso que você precisa pesquisar todos os ingredientes em seus produtos de cuidados pessoais. Por exemplo, só porque algo contém antioxidantes não é garantia de que será benéfico. Tudo depende do que está escondido no frasco.

Acredito firmemente que há uma necessidade de se concentrar no cuidado tópico da pele, pois você também aborda sua nutrição e apenas alimenta sua pele com os melhores ingredientes da natureza, renunciando a produtos químicos tóxicos a todo custo. Esta foi uma das principais razões pelas quais desenvolvi meus próprios produtos de cuidados com a pele orgânicos certificados pelo USDA, porque, embora o cuidado da pele de qualidade não seja um substituto para uma boa saúde interna, é uma parte de todo o pacote.


Como alimentar sua pele de fora para dentro

Você pode não saber disso, mas uma grande parte das toxinas às quais você está exposto diariamente vem da sua pele, não apenas através do que você coloca na boca. Sua pele é realmente o maior órgão do seu corpo e é muito absorvente. As mulheres absorvem cerca de cinco quilos de produtos químicos por ano apenas com a maquiagem que usam.

Então, se você quiser dar à sua pele o mesmo cuidado atencioso que você dá aos seus órgãos internos. Comer uma boa dieta enquanto espalha toxinas em sua pele é contraproducente, para dizer o mínimo.

Pessoalmente, se não estou disposto a comê-lo, não o coloco na pele. Uma opção muito boa para a sua pele é usar o óleo de coco como hidratante.

- Fontes e Referências