top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

MANEIRAS PARA ACABAR COM A CELULITE

Celulite, quase 90% das mulheres e 10% dos homens tem durante a vida, a celulite aparece na superfície como uma pele irregular ou ondulada, no entanto o processo de desenvolvimento da celulite é mais do que superficial.

O franzimento da pele acontece quando a camada de gordura sob ela empurra o tecido conjuntivo e protuberâncias, causando a característica aparência de casca de laranja. Para as mulheres o risco de desenvolver celulite aumenta com a idade e picos próximos a menopausa.

Alterações hormonais, especificamente um declínio nos níveis de estrogênio, podem provocar mudança na circulação e uma redução na produção de colágeno. Assim uma combinação de células adiposas se tornando maiores ou aumentando, ou uma camada de colágeno mais fina e alteração no suprimento sanguíneo podem levar a celulite.

O termo medico para a celulite é lipodistrofia ginóide, a etiologia e fisiopatologia exatas são difíceis de identificar para um fator casual, pois há muitos processos que ocorrem sequencialmente e simultaneamente, afetando o desenvolvimento da doença.

Alterações estruturais podem ser provocadas por desequilíbrios hormonais, que aumentam significativamente as chances de desenvolver celulite. Outro fator de risco inclui altos níveis de insulina e catecolaminas. Altos níveis de carboidratos na dieta aumentam s riscos de hiperinsulinemia, que favorece a lipogênese, ou a formação de células adiposas. Outros hormônios que podem ajudar nos aparecimentos da celulite são a noradrenalina, o hormônio tireoidiano e a prolactina.

Como dito acima as mulheres tem mais chances de ter celulite, mas você sabe porquê?

Pois há uma diferença significativa na maneira como o tecido conjuntivo e as células adiposas são organizadas em comparação com os homens as células de gordura nas mulheres tendem a ser dispostas verticalmente sob a pele. À medida que crescem, os topos incham e cutucam a camada de tecido, já as células dos homens são dispostas horizontalmente e colocadas uma contra a outra.

Ficar muito tempo sentado e um estilo de vida sedentário podem alterar os padrões circulatórios e aumentam o risco de celulites, assim como fumar. O melhor momento para começar a tomar decisões inteligente é antes da celulite aparecer. Existem quatro estágios de desenvolvimento da celulite:

  • Grau 0: sem presença de celulite;

  • Grau 1: pele lisa em pé, porém saliências e covinhas aparecem quando está sentada;

  • Grau 2: Pele perecendo uma casca de laranja;

  • Grau 3: aparência de casca de laranja presente em pé ou sentado com áreas profundas.

Ninguém gosta de ter celulite por isso para reduzir o risco desse mal, devemos melhorar nossa dieta, eliminando carboidratos e aumentar o consumo de gorduras ricas. Outro fator é perder peso, pois isto vem sendo associado com a redução da aparência da celulite e com a piora de sua condição.

Outro meio que você pode apostar é a ingestão de vitamina C, que pode ser encontrada em diversos alimentos ou em capsulas solúveis em água, pois ela protege nosso corpo de radicais livres e melhora a capacidade do corpo de queimar gordura, assim como o cálcio, zinco, potássio e selênio. Outra mudança que podemos fazer para reduzir as celulites é consumir mais chá verde, pois as catequinas presentes nele aumentam a capacidade do corpo de queimar gordura e potencialmente perder peso, além e que seus antioxidantes podem retardar o declino mental, reduzir inflamações e melhorar a saúde cardíaca, essa redução na inflamação e ajuda na queima da gordura pode ajudar a reduzir a aparência da celulite.

Outros meios de reduzir e eliminar as celulites são:

  • Cremes e loções (O ingrediente ativo nos cremes e loções vendidos sem receita geralmente é a cafeína, Você obterá os mesmos benefícios usando o esfoliante de café, sem os produtos químicos e perfumes adicionais em um produto manufaturado.)

  • Agachamento;

  • Agachamento segurando bola de exercício;

  • Ponte;

  • Mountain climber.

Comments


bottom of page