Um ataque cardíaco pode acontecer de uma hora para outra. Os sintomas são bastantes comuns e muitas pessoas não o percebem até estar no meio de um. As vezes a pessoa só sente um sintoma, tornando o ataque cardíaco mais difícil de diagnosticar.
Mas o que acontece com seu corpo quando você tem um ataque cardíaco?
É vital que seu coração receba muito sangue oxigenado, porém há casos de perca de suprimento sanguíneo quando a placa se acumula nas artérias coronárias e bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração. Estas placas são compostas de colesterol, substancias gordurosas, resíduos celulares, cálcio e fibrina.
Quando esta placa se acumula nas artérias coronárias, pode resultar em espasmo de artéria ou aterosclerose, que é o endurecimento dos músculos do coração e pode levar a um coágulo sanguíneo quando a placa se rompe. A aterosclerose pode levar a doença coronariana, que pode desencadear um ataque cardíaco. Ele também pode ocorrer quando o suprimento de sangue não pode atingir o coração devido a estreitamento das artérias, comumente conhecida como doença cardíaca isquêmica.
É importante saber a diferença entre um ataque cardíaco e uma parada cardíaca, já que muitas vezes as pessoas acham que são iguais. Parada cardíaca acontece devido ao mau funcionamento elétrico do coração, que causa um batimento cardíaco irregular e geralmente ocorre sem qualquer aviso. A parada cardíaca é causada por diferentes razões de saúde, como cardiomiopatia ou espessamento do músculo cardíaco, insuficiência cardíaca, arritmias, síndrome Q-T longa e fibrilação ventricular. Já um ataque cardíaco pode aumentar o risco de ter uma parada cardíaca e é o motivo comum para sua ocorrência.
Você já se perguntou o que acontece durante um ataque cardíaco?
Se seu coração estiver acumulando placas ao longo dos anos, ele poderá engrossar o suficiente para obstruir o fluxo sanguíneo, talvez você nem perceba que tem um fluxo sanguíneo estreito pois uma vez que a artéria se torna incapaz de levar sangue ao coração, outras artérias se expandem para cuidar do trabalho da artéria incapacitada, a placa na artéria coronária é rompida, as substâncias gordurosas ficam expostas. As plaquetas correm para a placa, formando um coágulo de sangue (a mesma coisa que acontece quando se tem um corte ou uma laceração). O coágulo sanguíneo formado torna-se a principal obstrução ao seu fluxo sanguíneo. Seu coração fica faminto de sangue rico em oxigênio, e seu sistema nervoso envia imediatamente sinais ao seu cérebro sobre o que está acontecendo. Você começará a suar e sua frequência cardíaca acelerará. Você também vai se sentir enjoado e fraco
Quando o sistema nervoso envia sinais para a medula espinhal, as outras partes do seu corpo doem, você sente uma dor no peito imensa que lentamente vai para o pescoço, mandíbula, orelhas, braços, punhos e costas. Pacientes com ataque cardíaco dizem que a dor que eles experimentaram era como um grampo apertando o peito, e pode durar de minutos a muitas horas.
Os tecidos do seu coração morrerão se você não receber o tratamento adequado imediatamente. Se seu coração parou de bater completamente, suas células cerebrais vão morrer em um período de apenas três a sete minutos. Se você for tratado imediatamente, seu coração começará a cicatrizar, mas o tecido danificado nunca funcionará novamente, resultando em um fluxo sanguíneo lento e permanente.
No ano passado, 17 milhões de pessoas foram vítimas de problemas coronarianos, como ataques cardíacos e derrames. Com essas estatísticas assustadoras, você deve prestar muita atenção nos seguintes fatores de risco para um ataque cardíaco:
[if !supportLists] · [endif]Idade: homens com 45 anos ou mais ou melhores com mais de 55 estão no grupo de risco;
[if !supportLists] · [endif]Tabaco: Até a exposição prolongada sendo fumante passivo pode colocar você no grupo de risco;
[if !supportLists] · [endif]Colesterol alto: Se você tem altos níveis de triglicérides e baixa lipoproteína de alta densidade
[if !supportLists] · [endif]Diabetes
[if !supportLists] · [endif]Histórico familiar de ataques cardíacos;
[if !supportLists] · [endif]Estilo de vida sedentário: Ser fisicamente inativo leva a altos níveis de colesterol ruim que podem levar à formação de placas.
[if !supportLists] · [endif]Obesidade: Se você perder 10% do seu peso corporal, você também diminuirá o risco de um ataque cardíaco.
[if !supportLists] · [endif]Estresse: depois de sentir o estresse, os níveis de glóbulos brancos aumentam. Estes, por sua vez, aumentam o risco de desenvolver aterosclerose e ruptura da placa.
[if !supportLists] · [endif]Uso ilegal de drogas: O uso de cocaína ou anfetaminas pode causar espasmos nas artérias coronárias.
[if !supportLists] · Histórico de doença autoimune: como artrite reumatoide ou lúpus.
Se você tem algum desses fatores de risco, sugiro que você faça uma visita ao seu médico para evitar ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares.
Como eu disse acima, muitas pessoas sofrem apenas um sintoma ou nenhum quando tem um ataque cardíaco, porém vou mostrar todos os sintomas para ficar claro:
[if !supportLists]· [endif]Dor no peito ou desconforto;
[if !supportLists]· [endif]Desconforto na parte superior do corpo;
[if !supportLists]· [endif]Falta de ar;
[if !supportLists]· [endif]Suor frio, náusea, vomito e tontura súbita;
[if !supportLists]· [endif]Cansaço incomum.
As pessoas mais velhas que podem experimentar um ou mais desses sintomas geralmente acham que é sinais d envelhecimento. Portanto, se sentir um ou mais destes sintomas, chama uma ambulância imediatamente.
Como é uma doença que atinge diversas pessoas, aqui vão dicas de como evita-los:
[if !supportLists]· [endif]Tenha uma dieta saudável;
[if !supportLists]· [endif]Pratique exercícios regularmente
[if !supportLists]· [endif]Pare de fumar;
[if !supportLists]· [endif]Evite consumir bebidas alcoólicas;
[if !supportLists]· [endif]Fique menos tempo sentado;
[if !supportLists]· [endif]Otimize seus níveis de vitamina C;
[if !supportLists]· [endif]Liberte-se do estresse (saiba como).
Manter seu coração saudável inegavelmente torna sua vida mais agradável e frutífera. Lembre-se dessas estratégias saudáveis e de bom senso para evitar um ataque cardíaco e manter seu sistema cardiovascular com o melhor desempenho.
Comments