Embora frequentemente associado a homens, o hormônio testosterona é importante para a saúde de homens e mulheres. À medida que envelhecemos, o nosso corpo produz menos testosterona. Além disso fatores ambientais, como exposição a certos medicamentos podem desencadear um declínio deste hormônio.
Níveis baixos de testosterona em homens está relacionado ao aumento da próstata, queda de cabelo e certos tipos de câncer. Já as mulheres tem naturalmente níveis mais baixos de testosterona e sua saúde depende do equilíbrio entre estrogênio, progesterona e testosterona.
A testosterona desempenha um papel fundamental na produção natural de estrogênio, ajuda a manter a massa óssea e muscular, além de contribuir para a libido. E você sabia que podemos usar métodos naturais para aumentar os níveis deste hormônio e melhorar sua saúde geral sem desencadear um desequilíbrio hormonal?
Sim! Mas primeiro vamos entender que nosso corpo precisa de diversos nutrientes diferentes, mas os nutrientes que acabam frequentemente são a vitamina D3 e o zinco. Além disso devemos evitar o estresse excessivo, pois ele é um assassino natural de testosterona, quando ficamos estressados,nosso corpo libera cortisol que reduz os efeitos da testosterona no corpo.
Então além de reduzir o estresse, devemos alimentar nosso corpo com nutrientes específicos para aumentar a produção de testosterona, então implemente esses alimentos para obter melhores resultados:
Azeite: Azeite extra virgem é ótimo para aumentara produção de testosterona. Uma pesquisa mostrou que quem consumia azeite diariamente experimentava um aumento de 17% a 19% nos níveis de testosterona em um período de 3 semanas.
Ostras: Este fruto do mar é rico em zinco e consumindo elas podemos experimentar um aumento na testosterona, libido e na contagem de espermatozoide como resultado. Outros alimentos ricos em zinco são sardinhas, anchovas, castanhas de caju e salmão.
Coco: O nosso corpo requer gorduras saturadas para produzir hormônios, inclusive a testosterona. O coco ajuda o corpo em aumentar sua capacidade de produzir colesterol (necessário para uma boa saúde), ajuda reduzir a gordura corporal e manter o peso. O controle do peso é outra maneira natural de melhorar a produção de testosterona.
Vegetais crucíferos: Como exemplo, brócolis e couve-flor podem ajudar o corpo de um homem a excretar o excesso de estrogênio e aumentar a quantidade de testosterona disponível para as células.
Whey protein: Esta proteína pode ajudar a restringir a produção de cortisol, assim aumentando o efeito da testosterona, além de ajudar na produção também. Uma maior expressão de testosterona no músculo esquelético pode permitir uma maior absorção no sangue, mas lembre-se que proteína em excesso pode ter o efeito oposto.
Alho: Ele contém alicina, um composto que reduz o nível de cortisol no corpo. Com níveis de cortisol baixo nosso corpo pode usar a testosterona de forma mais eficiente.
Romã: Esta fruta contem altos níveis de antioxidantes, vitaminas A, C, E e ferro, além de que um copo de suco de romã por dia pode aumentar os níveis de testosterona entre 16 a 30%, ainda melhora o humor, aumenta a libido e abaixa a pressão arterial. Mas lembre-se de não exagerar pois frutas contém frutose e açúcar.
Comments