top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

BEBER REFRIGERANTE DEPOIS DO EXERCÍCIO FAZ MAL?



Nossos rins estão localizados logo abaixo da caixa torácica, um de cada lado da coluna. Posicionados no topo de cada rim estão nossas glândulas supra-renais. Um fato sobre nossos rins é que eles filtram até 150 litros de sangue e eliminam resíduos através da urina.


Uma das razões pelas quais devemos beber água o suficiente é para garantir que nossos rins funcionem corretamente. Um fato que comprova isso é que a desidratação crônica é uma das causas mais comuns de pedras nos rins.


A insuficiência renal também está associada a uma serie de outros problemas como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardíacas. Ter vontade de urinar sempre, problemas para urinar, dor ou queimação durante e sede crônica são sinais de problemas renais.


Uma boa função renal é essencial para manter a homeostase em nosso corpo, começando pela composição do sangue, os rins são responsáveis por manter o nível adequado de pH, produzem hormônios que produzem glóbulos vermelhos e aqueles que ajudam a regular sua pressão arterial.


Mas como manter uma saúde Dr? A nossa dieta tem uma influencia primordial sobre a saúde de seus rins, açúcar e excesso de proteína são conhecidos por causar problemas. Esses dois fatores dietéticos isoladamente e em combinação colocam um estresse significativo nos rins.


Mas o que eu realmente quero abordar nesse artigo, é o problema que a ingestão de refrigerante durante exercícios. Uma pesquisa mostrou que o refrigerante causou desidratação e aumentou os marcadores para a doença renal.


Quando tomamos refrigerante após exercício causa desidratação e eleva os marcadores de doença renal.


Um estudo foi feito em duas partes, a primeira era fazendo participantes tomarem água após o exercício e em outro dia bebiam refrigerantes. Quando beberam refrigerante 75% deles apresentavam níveis elevados de creatinina no sangue, marcador de lesão renal, enquanto apenas 8% dos que tomaram água tinham creatina elevada. Além disso também apresentaram:

  • Níveis elevados de ácido úrico;

  • Desidratação leve;

  • Níveis mais altos de vasopressina, um hormônio antidiurético que aumenta a pressão arterial;

  • Taxa de filtração glomerular mais baixa, outro marcador de lesão renal.


Portanto sabemos que consumir refrigerantes podem ser prejudiciais em qualquer hora, porém quando estamos nos exercitando, principalmente num clima quente, pois nosso corpo regula a pressão sanguínea e conserva água, reduzindo o fluxo sanguíneo para os rins, podendo causar lesões devido ao fato de reduzir a quantidade de oxigênio fornecida para esses órgãos, ainda mais com o consumo de refrigerante impede uma função saudável.


Se você não consegue resistir a um refrigerante no seu dia e sabe que ele pode estar prejudicando sua dieta, dê uma olhada no Guia Anti-Desejos Alimentares, um curso com vídeo-aulas, livros 100% online onde vou ensinar estratégias cientificamente provadas para ajudar você a superar qualquer desejo e ter controle da sua alimentação.




bottom of page