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  • Foto do escritorRonaldo Gorga

Os 9 alimentos que melhoram a função cerebral



Se você pudesse proteger seu cérebro da degeneração, nutrir seus neurônios e até aumentar a produção de neurotransmissores apenas comendo mais alimentos integrais e deliciosos... você faria isso?


Há boas notícias para todos vocês que disseram sim... claramente, você pode aumentar sua capacidade intelectual com os alimentos que come. E se você está se perguntando quais alimentos são melhores para o seu cérebro, dê uma olhada no top 9 que vou descrever abaixo...


Coma mais destes 9 alimentos para aumentar seu poder cerebral


1. Curry

O curry contém açafrão, um tempero que contém o antioxidante anti-inflamatório curcumina. A curcumina é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica, uma das razões pelas quais se mostra promissora como agente neuroprotetor em uma ampla gama de distúrbios neurológicos.


A pesquisa mostrou que a curcumina pode ajudar a inibir o acúmulo de beta amiloide destrutiva no cérebro de pacientes com Alzheimer, bem como quebrar as placas existentes. A curcumina demonstrou até mesmo melhorar a memória e estimular a produção de novas células cerebrais, um processo conhecido como neurogênese.

2. Aipo

O aipo é uma rica fonte de luteolina, um composto vegetal que pode acalmar a inflamação no cérebro, que é a principal causa da neurodegeneração. A luteolina também foi associada a uma menor taxa de perda de memória relacionada à idade em camundongos. Além do aipo, pimentão e cenoura também são boas fontes de luteolina.


3. Brócolis e couve-flor

Brócolis e couve-flor são boas fontes de colina, uma vitamina B conhecida por seu papel no desenvolvimento do cérebro. O consumo de colina durante a gravidez promove a atividade cerebral em animais no útero, indicando que pode melhorar a função cognitiva, melhorar o aprendizado e a memória.


Pode até retardar o declínio relacionado à idade e a vulnerabilidade do seu cérebro a toxinas durante a infância, além de fornecer proteção mais tarde na vida. Ovos e carne estão entre as melhores fontes alimentares de colina.


4. Nozes

As nozes são boas fontes de gorduras ômega-3 à base de plantas, fitoesteróis naturais e antioxidantes, que demonstraram reverter o envelhecimento cerebral em ratos adultos. Descobriu-se que o DHA, um tipo de gordura ômega-3, melhora a função cerebral e até promove a cura do cérebro, embora seja mais abundante em fontes de ômega-3 de origem animal, como o óleo de krill, do que as nozes.


5. Caranguejo

Uma porção de caranguejo contém mais do que uma necessidade diária de fenilalanina, um aminoácido que ajuda a construir o neurotransmissor estimulante do cérebro dopamina, adrenalina, noradrenalina e hormônio da tireóide que pode ajudar a combater a doença de Parkinson. O caranguejo também é uma excelente fonte de vitamina B12, que suporta o cérebro.


6. Grão de bico

O grão de bico é uma das melhores fontes de magnésio (além de algas marinhas e vegetais de folhas verdes), o magnésio fornece benefícios às células receptoras do cérebro para transmitir mensagens, enquanto relaxa os vasos sanguíneos, permitindo mais fluxo sanguíneo para o cérebro.


7. Carne Vermelha

A carne vermelha, como a carne alimentada com capim, é uma excelente fonte de vitamina B12, que é vital para a função cerebral saudável. Pessoas com os marcadores mais altos de deficiência de vitamina B12 são mais propensas a ter pontuações mais baixas em testes cognitivos, além de ter um volume cerebral menor, sugerindo que a falta dessa vitamina pode levar ao encolhimento do cérebro.


8. Mirtilo

Os antioxidantes e outros fitoquímicos nos mirtilos têm sido associados a melhorias no aprendizado, pensamento e memória, bem como reduções no estresse oxidativo neurodegenerativo. Eles também são relativamente baixos em frutose em comparação com outras frutas, por isso são uma das frutas mais saudáveis ​​disponíveis no mercado.


9. Gorduras Saudáveis

As gorduras benéficas que promovem a saúde que seu corpo – e seu cérebro em particular – precisam para uma função ideal incluem manteiga orgânica feita de leite cru, manteiga clarificada chamada manteiga alimentada com capim, azeitonas, azeite orgânico e óleo de coco, nozes como nozes, macadâmia, ovos alimentados com capim, salmão selvagem do Alasca e abacate.


O que não comer para uma função cerebral saudável

A sensibilidade ao glúten está implicada na maioria das doenças crônicas, incluindo aquelas que afetam o cérebro, devido à maneira como o glúten afeta seu sistema imunológico. Infelizmente, muitas pessoas, incluindo médicos, ainda acreditam que, se você não tem doença celíaca, o glúten é seguro e pode ser consumido sem preocupação. No entanto, praticamente todos são afetados em algum grau.


Isso ocorre porque todos nós criamos algo chamado zonulina no intestino em resposta ao glúten. As proteínas do glúten, encontradas no trigo, cevada e centeio, tornam o intestino mais permeável, permitindo que proteínas não digeridas e conteúdos intestinais, como bactérias, entrem na corrente sanguínea que, de outra forma, seriam excluídos. Isso posteriormente sensibiliza o sistema imunológico e promove inflamação e autoimunidade.

Uma vez que o glúten controla a permeabilidade no intestino, o "vazamento" é criado e todos os tipos de materiais proteicos anteriormente excluídos - incluindo caseína e outras proteínas lácteas - têm acesso direto à corrente sanguínea, comprometendo assim seu metabolismo, sistema imunológico e contribuem para a perda de autotolerância, a própria definição de autoimunidade.


Um estilo de vida saudável é igual a um cérebro saudável

Seu cérebro não está "programado" para encolher e falhar à medida que você envelhece. Agora sabemos que cada atividade em que você se envolve - seja exercício, os alimentos que você come, os suplementos que você toma, seus relacionamentos pessoais, seu estado emocional, seus padrões de sono - todos esses fatores influenciam dramaticamente sua genética de expressão a partir de um momento para outro. E isso, por sua vez, influencia sua saúde geral e risco de doenças.


As estratégias de estilo de vida que promovem a neurogênese e a regeneração das células cerebrais incluem o seguinte. Todas essas estratégias visam um gene específico chamado fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que promove o crescimento e a conectividade das células cerebrais, conforme demonstrado nas imagens de ressonância magnética.

  • Exercício - A atividade física produz mudanças bioquímicas que fortalecem e renovam não apenas o corpo, mas também as áreas do cérebro, principalmente aquelas associadas à memória e ao aprendizado.

  • Reduzir a ingestão de calorias em geral, incluindo o jejum intermitente.

  • Reduza os carboidratos, incluindo açúcares e grãos.

  • Aumente a ingestão de gorduras saudáveis.

  • Aumente a ingestão de gorduras ômega-3 e reduza a ingestão de gorduras ômega-6 danificadas (óleos vegetais processados) para equilibrar sua proporção de ômega-3 para ômega.

- Fontes e Referências

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