Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) 3,3 milhões de pessoas morrem em consequência de bebidas alcoólicas, mas podem ser mais pode os atestados de óbito geralmente não conseguem captar o papel que o álcool desempenhou na morte.
Beber uma média de mais de 2 bebidas por dia, pode lhe colocar na categoria de consumidor ávido de bebidas alcoólicas. Quando se trata de vícios de qualquer tipo, seja bebida, drogas, comida ou jogos, há uma razão pela qual as pessoas se encontram em um ciclo de vícios: A busca por prazer.
A sensação boa que você obtém em resposta ao consumo de drogas, comida, sexo, álcool e outros estimulantes é motivado pela liberação de vários neurotransmissores por todo o cérebro, incluindo dopamina, a “substância do prazer”.
O vício também afeta o córtex frontal prejudicando sua capacidade de controlar a impaciência, impulsividade, irritabilidade e outros humores que acompanham o vício e abstinência. É verdade que algumas pessoas, principalmente aquelas que sofreram abusos, negligência ou outro trauma quando crianças tem mais probabilidade de desenvolver algum vício.
Muitas pessoas tem consciência sobre a overdose de drogas, porém quando se fala sobre álcool existe um consumo exagerado que pode gerar intoxicação. Essa intoxicação pode prejudicar o corpo e eventualmente desligar as áreas do cérebro que controlam funções básicas de suporte a vida como, respiração, podendo causar asfixia, frequência cardíaca e controle de temperatura.
Quando bebemos compulsivamente a longo prazo, ficamos mais suscetível a intoxicação por álcool. Alguns sinais desse problemas para ficar atento são:
Perda de coordenação;
Mãos frias;
Pele azulada (hipotermia);
Vômitos;
Respiração irregular;
Convulsão;
Confusão;
Inconsciência;
Coma.
Se você presenciar alguém apresentando esses sinais de intoxicação, procure um atendimento médico imediatamente. Busque sempre se alimentar antes de beber e manter-se hidratado durante o consumo.
Mesmo se você, considera-se um consumidor moderado de bebida alcoólica, isso pode lhe causar danos significativos à sua saúde, incluindo aumento da rigidez do fígado, inflamação sistêmica e intestino permeável.
Uma dica simples para amenizar os danos causados pelo consumo de álcool é se exercitar regularmente, pois isso reduz a inflamação causada pelo álcool.
Comments