top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

GORDURA NO FÍGADO: COMO DIMINUIR?


O acúmulo de gordura no fígado atinge muitas pessoas, a doença hepática gordurosa geralmente evolui para outras doenças graves como cirrose e fibrose hepática.

Esteatose hepática é o termo médico para a doença hepática gordurosa e o resultado da acumulação de gordura em nosso fígado e há três maneiras para reduzir a quantidade dessa gordura:

  • Perdendo peso;

  • Fazendo escolhas alimentares saudáveis;

  • Praticando mais exercícios físicos.

Uma boa escolha alimentar para reduzir essa gordura é aumentar o consumo de folhas verdes, devido ao nitrato inorgânico, que está presentes nessa folha, é convertido em óxido nítrico, que induz as vias regulatórias metabólicas a reduzirem o estresse oxidativo e melhora as funções cardiometabólicas.

Uma pesquisa feita com ratos de laboratório mostrou que os que tiveram uma suplementação de nitrato tiverem pouca gordura no fígado,mesmo tendo uma alimentação que não era adequada.

O estresse oxidativo causa a sinalização comprometida de oxido nítrico, o que tem impacto negativo nas funções cardiometabólicas. Porém ainda há estudos que precisam ser feitos para investigar o valor da suplementação de nitrato para reduzir a esteatose hepática.

Embora há estudos a serem feitos, está confirmado que o nitrato é a "chave" para a saúde metabólica e hepática otimizadas.

Se você quer consumir mais nitrato aposte em vegetais como: Aipo, espinafre, alface e rúcula. Para aquelas pessoas que querem experimentar os efeitos protetores observados,é necessário consumir cerca de 200 gramas desses vegetais por dia. Infelizmente hoje a dieta de grande parte da população é a base de produtos industrializados e não vegetais.

Comments


bottom of page